segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Alto Parnaíba merece a volta do Banco do Brasil

2001: Manifestação contra o fechamento do Banco do Brasil
Quando do fechamento drástico da agência do Banco do Brasil no município sul maranhense de Alto Parnaíba há dez anos, já não existia razão alguma que pudesse justificar a decisão impensada e prejudicial ao franco desenvolvimento de uma região rica em terras, com agricultura já estruturada, propícia à pecuária, ao comércio, à indústria (indústrias de calcário estavam instaladas) e aos serviços, com excelente localização geográfica.

Mesmo sem a agência do BB, que por anos foi a terceira em movimentação financeira no Maranhão e a maior no sul do estado, a agricultura em grande escala cresceu vertiginosamente e com a introdução de outras culturas, como do algodão; a pecuária voltou a se recuperar e com melhoria do rebanho; o comércio cresceu, as indústrias de calcário ampliaram; o desejado trecho da MA-006 entre Alto Parnaíba, Tasso Fragoso e Balsas até que enfim foi pavimentada; os serviços de luz e telefonia se ampliaram e a qualidade avançou; a renda das famílias aumentou e, enfim, o desemprego praticamente não existe em face principalmente das fazendas-empresas e do agrenócio, que se instalou em definitivo no município, onde uma área próxima à cidade e à margem da rodovia estadual mencionada sinaliza para um futuro distrito industrial.

Revolta popular não foi suficiente para evitar o fechamento
O Bradesco acaba de inaugurar sua agência em nossa cidade. É o maior banco privado do país a reconhecer o crescimento econômico de Alto Parnaíba. Sabemos das limitações do poder público e da administração municipal, carente até de capacidade de gestão e movida pelo danoso combustível da inoperância e da falta de espírito público aliado à ingênua certeza da impunidade (para não ir além) e do cinismo com a coisa pública descarado em vários setores do governo.

Entretanto, a gente e o município estão acima de gestões passageiras, cujo voto autônomo da maioria aniquila com os maus governos, é a regra. Precisamos de mais investimentos e a vinda de grandes produtores rurais para Alto Parnaíba é constante. Agora, falta o retorno da agência do Banco do Brasil, com uma política voltada também ao atendimento e financiamento dos pequenos e médios produtores, comerciantes, empresários, autônomos, pessoas que querem crescer economicamente, possuem projetos viáveis e se encontram impedidas, por falta de incentivo e dinheiro, de concretizá-los.

Sobre esse desejo incontido no próprio orgulho do povo e dos habitantes de Alto Parnaíba, o vereador Elias Elton Amaral Rocha (PDT) reiterou, dia 28/09, ao Banco do Brasil, em Brasília, pedido de providências aprovado unanimemente pela Câmara Municipal em 15/09/2009, pleiteando, pelas razões ali expostas, a reinstalação ou instalação de nova agência do BB em nossa terra.

DÉCIO ROCHA (http://deciorocha.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário