quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Bancários do BASA de Alto Parnaíba (MA) entram no quarto dia de greve

Bancários do Banco da Amazônia S/A (BASA), em Alto Parnaíba,
entram no quarto dia de greve e aguardam uma solução
O Comando Nacional dos Bancários se reúne nesta quinta-feira (13), às 16 horas, com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), mas não há previsão de que a categoria aprove o fim da greve ainda hoje, já que os líderes da greve desconfiam da proposta.

Mesmo que haja acordo, dirigentes da Federação dos Bancários chamam atenção para o simples fato de que não haverá tempo hábil entre a mesa de negociação e as assembleias dos trabalhadores em instituições bancárias, marcadas para logo mais às 18 horas.

"O tempo (entre a reunião e a assembleia) é muito curto. A gente pode até iniciar a assembleia com certo atraso, mas após a negociação com a Fenaban, o Comando Nacional se reúne para avaliar a proposta e só depois passar uma orientação para as federações", explica Hermelino Neto, secretário geral da Federação dos Bancários na Bahia e em Sergipe.

Sem atendimento bancário presencial, população recorre aos serviços
do auto-atendimento, mas não encontra dinheiro em espécie
Apesar de comemorar a possibilidade de acordo, a categoria não tem uma sinalização do que será posto em mesa pela Fenaban. "Não sabemos, antes os banqueiros ofereceram 0,56% de ganho real além da inflação, enquanto a gente pede 5%. Isso é muito aquém do que queremos", diz.

Após 16 dias de greve nacional, quatro dos quais na agência do Banco da Amazônia S/A (BASA) de Alto Parnaíba (MA), a categoria diz que praticamente todas as agências estão fechadas, não só nas capitais, mas também nas médias e pequenas cidades brasileiras. Sem atendimento bancário presencial, resta à população recorrer aos serviços nos caixas eletrônicos (quase sempre sem dinheiro em espécie disponível), internet e telefone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário