sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Prefeitura de Alto Parnaíba realiza festa em comemoração ao Dia do Professor

Professores alto-parnaibanos comemoram seu dia hoje, dia 14
A Secretaria Municipal de Educação de Alto Parnaíba, município situado no extremo sul do Maranhão, realiza hoje, sexta-feira, 14 de outubro, a partir das 21h, na Escola Marly Sarney, a festa em homenagem ao Dia do Professor.

Todos os mestres alto-parnaibanos, que trabalham com nobreza e fazem nascer a razão e o progresso do seu povo, são convidados para o baile, animado pelo musical Canto da Terra.

DIA DO PROFESSOR: Homenagem à educadora Santa
Teresa de Ávila, por Decreto Imperial de D. Pedro I
No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro, portanto amanhã, sábado.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Segundo o decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras".

Esse decreto falava de coisas elementares: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima. Pena que não foi cumprida de imediato.

Somente em 1947, 120 anos após o Decreto Imperial de Dom Pedro I, ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor, uma das profissões mais antigas e importantes, tendo em vista que as demais carreiras, em sua maioria, dependem dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário