sexta-feira, 14 de outubro de 2011

No 'Dia do Piauí', haverá degustação de cajuína no Congresso Nacional

Osmar Jr. vai bancar a degustação de cajuína no Congreso Nacional
O deputado federal Osmar Júnior vai comemorar o Dia do Piauí, na próxima quarta-feira (19), de forma especial. Ele levará a bebida símbolo do estado para ser degustada pelos parlamentares na Câmara Federal. Por iniciativa do piauiense, os deputados poderão apreciar a cajuína durante evento no Salão Verde do Congresso Nacional, a partir das 11 horas.

O deputado já desenvolveu várias ações no sentido de divulgar o produto, que faz parte da carta de bebidas tipicamente nordestinas, sobretudo piauiense. Segundo ele, a cajuína rende elogios e riquezas ao Estado. “Tenho orgulhoso de ser conterrâneo dessa bebida que tanto faz diferença e leva uma boa imagem do Piauí para o mundo”, afirma.

Osmar Júnior: "Sinto orgulho de ser conterrâneo da cajuína"
Ele chegou a elogiar o Festival da Cajuína do Piauí, realizado em 2009, em discurso no plenário da Câmara. À época, Osmar Júnior fez questão de enaltecer que o Piauí é conhecido há muito pela qualidade do produto que fabrica e exporta, sendo lembrado, inclusive, em letras de Caetano Veloso, por conta da "cajuína cristalina em Teresina".

Agora em 2011, Osmar Júnior manteve audiência com o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, para pedir mais investimentos para o setor de produção de cajuína. O deputado disse ao ministro que a bebida faz parte do patrimônio cultural do Estado do Piauí.

Durante o encontro o deputado explicou que o produto tem uma importância econômica muito grande para o Piauí, mas mesmo assim, ainda é fabricada, na maioria dos casos, de forma artesanal, evidenciando a falta de investimento e a necessidade de qualificação profissional. "O Estado dispõe de cerca de 200 mil hectares de cajueiros e produz aproximadamente quatro milhões de garrafas de cajuína por ano”, diz o deputado Osmar Júnior (PCdoB/PI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário