segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Debate sobre o Gurgueia, na TV Cidade Verde, ainda repercute na imprensa

ESTADO DO GURGUEIA; DIVIDIR PARA CRESCER ...
O jornalista Zózimo Tavares, em sua página no jornal Diário do Povo e no portal 180graus, produziu duas materias sobre o debate do Gurgueia, promovido pela TV Cidade Verde, na última quarta-feira (19), que certamente merecem a atenção dos piauienses:

A CRIAÇÃO DO GURGUEIA - Publicado no Jornal Diário do Povo, em 20/10/2011 e no site 180 Graus, no mesmo dia:

O primeiro debate público com repercussão sobre a criação do Estado do Gurgueia foi promovido ontem pela TV Cidade Verde, na passagem do Dia do Piauí. De um lado, o Centro de Estudos e Debates do Gurgueia e do outro o Movimento Piauí Unido, lançado recentemente. Ambos defenderam seus pontos de vista e criticaram o que julgaram ser oportuno criticar. O debate contou com a participação de políticos militantes e professores da Universidade Federal do Piauí, e transcorreu em clima acalorado, com platéia contra e a favor. A TV produziu matérias jornalísticas sobre a realidade do Sul do Piauí, com suas riquezas naturais e suas potencialidades. Se não mostrou a evidencia da necessidade da divisão do Piauí, o debate de ontem deixou muito claro o abandono a que historicamente o Sul do Estado foi relegado. Entra governo e sai governo e a situação não muda. O Sul do Piauí é uma região que vive praticamente sem a presença do governo estadual. O primeiro investimento significativo na região foi feito no governo Helvídio Nunes, através da construção da PI-4, asfaltada no governo Alberto Silva. O extremo-Sul ligou-se, finalmente, à capital por rodovia asfaltada. O governo não acompanhou o ímpeto desenvolvimentista da região. A transcerrado, uma estrada de 330 quilômetros, a espinha dorsal dos cerrados, ficou só na promessa, de governo para governo. Ela e tantas outras obras de infra-estrutura que faltam à região, especialmente nas áreas de energia elétrica e de comunicação. O que dizer da área de saúde? O Piauí deve muito ao Sul do Estado. Daí porque é muito oportuna a discussão em torno do Gurgueia. Há quem seja contra? Não faz mal. Que seja. Portugal foi contra a independência do Brasil. O Pará foi contra a independência do Maranhão e está sendo contra a criação dos Estados do Tapajós e Carajás. O Maranhão foi contra a independência do Piauí. E assim sucessivmente.

O PIAUÍ É UM ESTADO COM VOCAÇÃO PARA O ATRASO - Publicado no Jornal Diário do Povo, em 24/10/2011 e no site 180 Graus, no mesmo dia

Petista Fábio Novo vai usar twiteiros a favor do Gurgueia
Lanço a indagação a propósito da campanha que prega a criação do Estado do Gurgueia, que ganhou fôlego e passou a ser combatida ferozmente pelo movimento "Piauí Unido". A discussão em torno do tema está ainda no começo. Conquanto tenha sido contaminada por um viés palanqueiro e academicista, ela merece - até por isso mesmo - ser acompanhada de perto.

O Piauí é um Estado com vocação para o atraso. Dos nove Estados nordestinos, o Piauí foi o último a conseguir a sua universidade, com décadas de atraso, diga-se de passagem. Há quase um século tenta construir um porto marítimo e não consegue. Perdeu o bonde da história. Os espaços já foram ocupados pelo Ceará, pelo Maranhão e por Pernambuco.

Que grandes indústrias privadas o Piauí atraiu? Que empreendimentos públicos de vulto o Estado conseguiu? O último projeto federal relevante foi o da barragem de Boa Esperança. Assim mesmo, passados mais de 40 anos, ainda está incompleto. Faltam as eclusas. O projeto seguinte, o biodiesel, apresentado como a redenção da lavoura, já no governo Lula, foi um fiasco total! Mas o caso do Hospital Universitário é emblemático.

Manifestantes a favor do GURGUEIA, na TV Cidade Verde
Aqui na capital, nas barbas do poder, ele está pronto, todo equipado, depois de mais de 20 anos, e não é aberto ao atendimento da população, por incompetência de nossa elite política. O Centro de Convenções de Teresina, fechado há mais de dois anos para reforma, é outro atestado público de nossa incompetência crônica e de nosso descaso.

Enquanto isso, o Gurgueia tem vontade de crescer. Mesmo lutando nas condições as mais adversas, pela falta de infra-estrutura que o governo nega reiteradamente, a região dá um salto em sua produção de grãos. O problema agora é encontrar estradas para escoar a megaprodução e para armazená-la.

A criação do Gurgueia é uma hipótese a ser considerada pelos piauienses. O modelo de desenvolvimento que aí está em vigor há 250 anos não foi capaz de tirar o estado do atraso. Muito pelo contrário, só tem perpetuado esta condição incômoda.

E, para concluir: "Piauí Unido". Unido em torno de quê? E para quê?


Fonte: http://www.gurgueia.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário