segunda-feira, 3 de junho de 2013

Instalação da agência do BB em Santa Filomena ficou apenas na promessa

Imagem: ReproduçãoB(Imagem:Reprodução) Desde março de 2005 que vem sendo prometida a instalação da agência do Banco do Brasil na cidade de Santa Filomena
  
Durante três anos, de 2005 a 2008, foi amplamente divulgado de que seria instalada uma agência do Banco do Brasil na cidade de Santa Filomena, situada no sudoeste do Piauí.

Revendo artigos de alguns portais de Teresina, vemos que o anúncio acerca da instalação da mencionada agência partia da própria presidência e/ou superintendência do Banco do Brasil no Piauí e do então governador Wellington Dias. Vejamos, pois, alguns registros da época:

No dia 3 de março de 2005, às 17h34min, o site do Governo do Piauí postou a seguinte notícia: “Agência do Banco do Brasil será instalada em Santa Filomena”. A informação surgiu após reunião – no Palácio de Karnak – do ex-governador e atual senador Wellington Dias com o ex-prefeito de Santa Filomena e atual secretário estadual de Saúde, Ernani Maia.


Imagem: Reproduçãot(Imagem:Reprodução)
Em 03/03/2005 o Portal do Governo do Estado noticiava: "Agência do Banco do Brasil será instalada em Santa Filomena"
  
Naquela data, o prefeito de Santa Filomena entregava ao governador um Projeto de Lei, o qual já havia sido aprovado pela Câmara Municipal, o qual garantia a doação de um prédio público (antigo Mercado Público), onde deveria funcionar a agência do Banco do Brasil, depois das adaptações que a instituição achasse necessárias. “Já tratei do assunto, em Brasília, com o Banco Central (Bacen), e a agência será instalada a partir de março”, reafirmou Wellington Dias, garantindo que a agência seria viabilizada o mais rápido possível.

A hipotética agência do BB de Santa Filomena serviu inclusive (ou apenas isso) para ajudar na incorporação do extinto Banco do Estado do Piauí ao Banco do Brasil, conforme declarou ao Portal Meio Norte, em 23 de junho de 2008, o governador Wellington Dias: “Tudo isso é fruto da incorporação do BEP”, disse naquele tempo o chefe do executivo piauiense.

Na mesma data, a eventual agência do BB em Santa Filomena fora noticiada pelo Portal 180 Graus. Com o título “Banco do Brasil vai instalar novas agências no Piauí”, o governador Wellington Dias disse que o Banco do Brasil se comprometia a criar agências nos municípios de Santa Filomena e Elizeu Martins, como resultado de acordo feito durante o processo de incorporação do BEP (Banco do Estado do Piauí).


Imagem: ReproduçãoMN(Imagem:Reprodução)
Portal Meio Norte: "Tudo isso é fruto da incorporação do BEP", disse o ex-governador Wellington Dias sobre a agência 

Dias depois, o assunto voltou a ser abordado: “Três novas agências serão construídas até o próximo ano nos municípios de Elizeu Martins, Anísio de Abreu e Santa Filomena”, declarou o hoje senador Wellington Dias, conforme publicou o Portal Cabeça de Cuia, em 05/07/2007.

Segundo a reportagem, a informação teria sido dada pelo governador Wellington Dias durante encontro com o presidente do BB, Antonio Francisco de Lima, numa reunião em Brasília.

Como se percebe, 8 intermináveis anos se passaram e o assunto caiu no total esquecimento. Aliás, temos conhecimento de que no decorrer desse período muitas desculpas 'amarelas' foram dadas, quem sabe a fim de que o compromisso assumido não fosse cumprido.


Imagem: Portal Cabeça de CuiaPortal Cabeça de Cuia:(Imagem:Reprodução)
Antonio Fco. Lima (Pres./BB), ex-governador Wellington Dias, Eduardo Santana (Super./BB) e ex-prefeito Ernani Maia

Primeiro, a diretoria do Banco alegou falta de estrutura na segurança pública de Santa Filomena; aí o Governo do Estado fez sua parte, construindo o Quartel da Polícia Militar.

Depois a direção do BB questionou a precariedade da via de acesso entre as cidades de Santa Filomena e Gilbués. Novamente os Governos Federal e Estadual estão cumprindo seu papel, implantando a BR-235/PI (estrada Gilbués/Santa Filomena). E agora, qual será a nova desculpa do Banco do Brasil para não instalar a agência de Santa Filomena?

Dispomos de uma agricultura pujante, com 100.000 hectares cultivados na safra 2012/2013. Contamos com potencial capaz de suportar o cultivo de 300 mil hectares só com lavouras de sequeiro e produzir até 1 milhão de toneladas de grãos. Temos grande potencialidade para a exploração da agricultura irrigada e, ainda, da pecuária, tanto de corte quanto de leite, como atividade que já vem sendo praticada há vários anos em outras regiões do bioma Cerrado.

Imagem: 180 GRAUS180 GRAUS:(Imagem:Reprodução)
Suposta agência de Santa Filomena serviu de pretexto durante acordo feito para incorporação do BEP ao Banco do Brasil

 Em função desses fatores altamente positivos, já somos a 22ª maior economia do Estado do Piauí, segundo dados da SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda), apesar dos diversos entraves que encontramos, como, por exemplo, a ausência de uma agência bancária.

Portanto solicitamos, de forma inadiável, a instalação da agência do Banco do Brasil em Santa Filomena, cidade distante 930 quilômetros da capital piauiense. Não podemos mais admitir que os correntistas do maior banco público do País, que ostenta o título de sétima maior economia mundial, tenham que percorrer 90 km para ir à agência de Tasso Fragoso ou 130 km para se dirigir à agência de Gilbués, apenas para retirar uma quantia superior a R$ 1.000,00 (Um Mil Reais) ou pagar uma fatura com valor acima de R$ 1.500,00 (Um Mil e Quinhentos Reais).

Na tentativa de encontrar uma resposta, estamos encaminhando documento ao Superintende do Banco do Brasil, MANOEL SANTANA LIMA. Como num “Pacto por Santa Filomena”, o Ofício n.º 02/2013, de 31/05/2013, vai assinado também pelo prefeito Esdras Avelino Filho, pelo vice-prefeito Adauton Barbosa de Queiroz e pelos demais colegas vereadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário