sábado, 22 de junho de 2013

Município de Santa Filomena dá início ao Programa Atleta na Escola

Imagem: José Bonifácio/GP1Competição(Imagem:José Bonifácio/GP1) Alunos de escolas municipais de Santa Filomena participando da 1ª seletiva classificatória do Programa Atleta na Escola

A Prefeitura de Santa Filomena, município localizado no sudoeste do Piauí, em parceria com o Governo Federal, está implantando o programa Atleta na Escola. Inicialmente, o programa vai atender o desenvolvimento da modalidade de Atletismo.

De acordo com o secretário municipal de Educação, professor Pedro Eimard Maia de Sousa, o programa Atleta na Escola, do Governo Federal, tem como premissa básica a democratização do acesso ao esporte e o incentivo da prática esportiva nas escolas, bem como a identificação e a orientação dos talentos escolares.


Imagem: José Bonifácio/GP1A abertura oficial do Programa (Imagem:José Bonifácio/GP1)Abertura oficial do Programa Atleta na Escola, ontem à tarde, sexta-feira (21), ao lado da Praça Barão de Paraim                           Colegas acompanham(Imagem:José Bonifácio/GP1)Colegas assistem, na Pça. Barão de Paraim, a 1ª seleção de estudantes das escolas municipais de Santa Filomena

No final da tarde de ontem, sexta-feira (21) e início da manhã de hoje, sábado, dia 22, no entorno da Praça Barão de Paraim (Praça da Matriz), foi realizada uma seletiva classificatória onde alunos com idade de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos competiram no gênero corrida de velocidade nas modalidades 75 metros, 100 metros, 1000 metros e 3.000 metros, além do salto em distância, com dois representantes de cada escola.

Da zona urbana, estiveram presentes na primeira seleção de estudantes das escolas municipais Primavera e Tia Edinha. Da zona rural, compareceram as escolas Brejo das Meninas, Padre João (Povoado Matas), Santa Fé e Sete Lagoas.


Imagem: José Bonifácio/GP1Alunos das escolas municipais(Imagem:José Bonifácio/GP1)Alunos das escolas de Santa Filomena em corrida de velocidade, ao lado da Pça. da Matriz, na modalidade 75 metros

Os alunos classificados participarão de um evento em nível regional. No caso de Santa Filomena, a participação será na cidade de Corrente, em data ainda não definida.

O programa federal Atleta na Escola tem como meta a participação de 5 milhões de estudantes das 20 mil escolas públicas iniciando com o atletismo na corrida de velocidade e resistência, e salto em distância. Depois serão incorporadas novas modalidades esportivas.


Imagem: José Bonifácio/GP1Alunas também(Imagem:José Bonifácio/GP1)Alunas de 12 a 14 anos também participam da 1ª seletiva classificatória do programa Atleta na Escola em Santa Filomena

Outro objetivo do programa é em servir de base para o plano Brasil Medalhas, investimento de R$ 1 bilhão em ações para que o país fique entre os dez melhores colocados nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

COMO FUNCIONA - Para alcançar os objetivos, o programa é composto por duas ações: os Jogos Escolares, competições que identificarão talentos na modalidade de atletismo; e o NEE (Núcleo de Esporte Escolar), o acolhimento dos talentos identificados nos jogos escolares.

Os jogos escolares serão divididos em quatro etapas. A primeira está sendo realizada com todas as escolas que demonstraram interesse em participar do programa, desde que precedida pela adesão da Secretaria de Educação.

Imagem: José Bonifácio/GP1Pedro Maia: (Imagem:José Bonifácio/GP1)Maia: "O programa tem como premissa básica a democratização do acesso ao esporte e a pratica esportiva nas escolas"

A segunda, a fase municipal, será realizada por municípios de 100 mil ou mais habitantes e pelos estados em cidades com menos de 100 mil habitantes, através de uma composição regional a ser definida pelo governo estadual. Cada município ou região classifica 36 alunos, totalizando 14,4 mil classificados.

A fase estadual, a terceira, será realizada pelo governo estadual ou distrital para alunos com idade entre 12 e 14 anos e, posteriormente, para os de 15 a 17 anos. Cada unidade da federação classifica 24 alunos, totalizando 648 classificados para a etapa nacional.

E por último, a fase nacional, realizada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) em setembro, para estudantes de 12 a 14 anos, e em novembro de 2013, para alunos de 15 a 17 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário