segunda-feira, 17 de junho de 2013

Governo anuncia construção de hospital com 50 leitos em Santa Filomena

Imagem: Júnior RosalSecretário Ernani Maia(Imagem:José Bonifácio/GP1) Secretário Ernani Maia recebendo os ofícios de solicitação, assinados pelo prefeito, vice-prefeito e todos os vereadores

Outro sonho da maioria dos filomenenses está próximo de se tornar realidade. O Governo do Estado, por meio da SESAPI (Secretaria de Saúde do Piauí), irá construir o Hospital Regional de Santa Filomena, onde serão atendidos os casos de baixa, média e alta complexidade.

A excelente informação foi dada pelo ex-prefeito de Santa Filomena e atual secretário de estado da Saúde, Ernani de Paiva Maia, durante audiência com lideranças políticas de sua cidade natal. De acordo com o secretário, a nova unidade hospitalar objetiva atender à demanda crescente na região, haja vista que o sul do Piauí já apresenta crescimento populacional à base de 20% (vinte por cento) ao ano, de acordo com dados do IBGE.

Além do prefeito Esdras Avelino Filho (PTB) e do vice-prefeito Adauton Barbosa de Queiroz (PSB), estiveram no gabinete do secretário Ernani Maia os vereadores Alberto Augusto do Amaral Rocha (PTB), Cristóvão Dias Soares (PSB), José Bonifácio Bezerra (PCdoB), Reginaldo Pires de Carvalho (PP) e Renato Vieira Miranda (PTB).

Imagem: José Bonifácio/GP1Inicialmente(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Inicialmente fizemos uma exposição de motivos, relatando a grave situação em que se encontra a Unidade Mista de Saúde

Também compareceram ao encontro os secretários municipais Gilberto Lustosa de Matos (Meio Ambiente) e Júnior Rosal (Finanças), que acompanharam as entregas dos ofícios de solicitação, protocolados não apenas na SESAPI, mas também nas secretarias de Educação, Segurança Pública e Transportes, assim como no Interpi, na Eletrobrás Piauí, no Dnit/PI, no comando da Polícia Militar e na superintendência regional do Banco do Brasil.

Segundo disse Ernani Maia, serão 50 leitos de internação, inclusive com Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Estarão disponíveis 30% das vagas para o Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Regional de Santa Filomena terá um Pronto Atendimento, com duas salas de cirurgia e capacidade para atender milhares de pessoas por mês.


Imagem: Haroldo RochaDissemos ao secretário Ernani Maia(Imagem:Haroldo Herley)
Informamos ao secretário Ernani Maia que existe infiltrações e rachaduras por toda parte, inclusive na Sala de Cirurgias

O início das obras ainda não está previsto, mas deverá ocorrer logo no segundo semestre deste ano, com prazo em torno de 12 meses para a entrega. O projeto se acha em fase de elaboração. A construção do hospital irá gerar centenas de empregos diretos e indiretos.

O anúncio da construção ocorrerá em agosto próximo, quando o governador Wilson Martins visitará a cidade de Santa Filomena, por ocasião do festejo da padroeira Santa Filomena, e estará inaugurando oficialmente a Praça Barão de Paraim (Praça da Matriz), reconstruída e ampliada em parceria com a Prefeitura, bem como anunciando o início de novas obras.

Entre as obras a serem anunciadas, deverão estar: a restauração do Matadouro Público de Santa Filomena; a reforma do “Cais de Baixo”, entre a casa das freiras e o antigo Forum de Justiça; a construção do Matadouro do Povoado Matas; e a instalação do Aterro Sanitário.

Imagem: José Bonifácio/GP1No final de audiência, o prefeito Esdras, o vice Adauton e o vereador Cristóvão comemoram a boa notícia(Imagem:José Bonifácio/GP1)

No final da audiência com Ernani Maia, o prefeito Esdras, o vice Adauton e o vereador Cristóvão comemoram a boa notícia

 
Aterro Sanitário - É um aprimoramento de uma das técnicas mais antigas utilizadas pelo homem para descarte de seus resíduos, que é o aterramento. Modernamente, se constitui numa obra de engenharia que tem como objetivo acomodar no solo resíduos no menor espaço prático possível, causando o menor dano ao meio ambiente ou à saúde pública.

Essa técnica consiste basicamente na compactação dos resíduos no solo, na forma de camadas que são periodicamente cobertas com terra ou outro material inerte.


Cópia do Ofício nº 06/2013, de 04/06/2013, recebido em 10/06/2013 por Ernani Maia:

b(Imagem:j)
b(Imagem:j)

Nenhum comentário:

Postar um comentário