sábado, 29 de junho de 2013

Prefeitura de Santa Filomena realiza II Conferência Municipal de Educação

Imagem: José Bonifácio/GP1Conferência Municipal de Educação(Imagem:José Bonifácio/GP1) Conferência Municipal de Educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades e as atribuições entre os entes

Com objetivo de propor políticas nacional, estadual e municipal de educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino, a Prefeitura de Santa Filomena, via Secretaria de Educação, realizou na manhã deste sábado (29), a II Conferência Municipal de Educação.

O evento aconteceu na Unidade Escolar Professora Delfina Sobreira Queiroz. Profissionais da educação, representantes de instituições, secretários municipais e vereadores participaram do evento, que visa analisar e discutir o Plano Nacional da Educação e seus sete eixos temáticos.


Imagem: José Bonifácio/GP1Antes dos debates, (Imagem:José Bonifácio/GP1)
Antes dos debates, ali se apresentaram alunos da Escola Municipal Primavera, com a peça "Emília no País da Gramática"

Inicialmente houve a execução do Hino do Piauí. Em seguida, se apresentaram alunos da Escola Municipal Primavera, encenado a peça “Emília no País da Gramática”.

A reunião, presidida pelo secretário Pedro Eimard Maia de Sousa (Educação), teve como conferencista a professora Elmira Dias, do Instituto Machado de Assis (Teresina), mestranda em Políticas Públicas e especialista em Psicopedagogia e em Docência do Ensino Superior.

As discussões e proposições dos trabalhos da II Conferência de Educação do município de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, foi trabalhada em sete eixos:


Imagem: José Bonifácio/GP1A II Conferência Municipal de Educação(Imagem:José Bonifácio/GP1)
As discussões e proposições dos trabalhos da II Conferência de Educação forma organizadas pelo secretário Pedro Maia

Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Eixo II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Eixo III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente; Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

No final dos trabalhos, foram escolhidos os delegados Elizane Lopes (Pastoral da Criança), Gilberto Lustosa de Matos (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), Pedro Eimard Maia de Sousa (Secretaria de Educação), José Bonifácio Bezerra (Câmara de Vereadores) e Manoel Rosendo Lopes Pereira (Conselho Tutelar), que irão representar o município de Santa Filomena na Conferencia Intermunicipal de Educação, que será promovida pela 15ª GRE - Gerência Regional de Educação, na cidade de Corrente, nos dias 12 e 13 de julho.


Imagem: José Bonifácio/GP1O evento teve como conferencista a professora(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Teve como conferencista a Sra. Elmira Dias, mestranda em Políticas Públicas eespecialista em Psicopedagogia

Por que realizar a Conferência? Para garantir um espaço democrático onde a sociedade possa expressar sua opinião e construir coletivamente os rumos para a Educação Municipal.

A Conferência incentiva e fortalece o debate sobre as necessidades educacionais do nosso povo, analisa os desafios e oferece subsídios ao processo de formulação e implementação das políticas públicas, contribuindo com as ações do Poder Público Municipal para garantir que a educação como direito de todos aconteça de forma articulada, participativa e com a cooperação de toda sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário