sexta-feira, 21 de junho de 2013

Crianças de Santa Filomena serão atendidas pelo Projeto Cidadão Mirim

Imagem: José Bonifácio/GP1Reunião(Imagem:José Bonifácio/GP1) Reunião para constituição da Comissão do Programa Cidadão Mirim em Santa Filomena, situada no sudoeste do Piauí

Tido como uma saída contra a violência e o uso de drogas, o programa Cidadão Mirim está sendo levado para 100 municípios do Piauí e deverá beneficiar, ainda este ano, cerca de 15 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oriundos de famílias carentes.

O trabalho do Cidadão Mirim é educativo, com ações preventivas e de atendimento psicossocial. Cada cidade contará com um pelotão de 100 alunos, comandado por um coordenador e quatro instrutores.

O coordenador estadual do programa Cidadão Mirim, que terá investimento inicial do Governo do Piauí de R$ 2,8 milhões, é o Major PM Edwaldo Viana Lima. Segundo ele, a meta é de que até 2014 o projeto atinja os 224 municípios, totalizando um investimento de R$ 7 milhões.


Imagem: José Bonifácio/GP1Representantes de instituições e da sociedade civil(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Representantes de instituições e da sociedade civil compareceram ao ato no Centro de Integração Social e Cultural

O programa, que já é desenvolvido em Teresina, será agora implantado na cidade de Santa Filomena, distante 925 km da capital. Inicialmente, 100 crianças e/ou adolescentes, com idade entre 7 e 16 anos, receberão aulas de reforço, com acompanhamento de uma pedagoga, aulas de xadrez, religião, além de atividades culturais e esportivas.

Serão trabalhadas, semanalmente, atividades socioeducativas com o objetivo de tirar as crianças e adolescentes da ociosidade, oferecendo condições à escola e às famílias para evitar que eles entrem na criminalidade. É uma boa saída contra a violência e as droga.

A Comissão Municipal do Cidadão Mirim de Santa Filomena foi constituída na manhã desta sexta-feira (21), após encontro realizado no Centro de Integração Social e Cultural (CISEC), situado atrás da Praça Barão de Paraim (Praça da Matriz). A reunião foi presidida por Altamiran Ribeiro, articulador da CPT Diocesana, em Bom Jesus (PI).


Imagem: José Bonifácio/GP1Altamiran Ribeiro, (Imagem:José Bonifácio/GP1)
Altamiran Ribeiro, articulador da Comissão Pastoral da Terra na Diocese de Bom Jesus, que coordenou os trabalhos

O padre Izaias Pereira da Silva foi aclamado como coordenador do programa. Também fazem parte da Comissão: o secretário de Educação, Pedro Maia (2º Coordenador), o vereador José Bonifácio (1º Secretário), a assistente social Jaqueline Moura (2ª Secretária), a servidora pública Cláudia Queiroz (1ª Tesoureira) e conselheiro tutelar Manoel Rosendo (2º Tesoureiro).

Já o Conselho Fiscal, composto por seis membros, ficou assim constituído: Tenente PM Mário, Suzana Nogueira, Nelci Mohr, Raimunda Bezerra da Silva e Marilene Dias Soares.

Posteriormente, a Comissão Municipal irá indicar 01 coordenador e 04 instrutores, que serão os responsáveis pelo funcionamento da Base Comunitária Mirim em Santa Filomena. Até o dia 8 de julho, toda a documentação, incluindo as Fichas de Matrículas das 100 (cem) crianças e/ou adolescentes, terá que ser encaminhada à Coordenadoria Cidadão Mirim/CCM, em Teresina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário