O governador Wilson Martins visitou, no início da tarde da última sexta-feira (7), as obras de pavimentação da BR-235/PI (trecho Gilbués/Santa Filomena), à altura do km 70, na Serra das Guaribas, município de Santa Filomena, distante cerca de 900 quilômetros de Teresina.
Na obra, o Governo Federal está investindo mais de R$ 102 milhões. Dos 130 quilômetros projetados para a rodovia, 67 já estão asfaltados. Os serviços de terraplenagem já alcançam outros 14 quilômetros, estando a 10 km do Povoado Matas. A meta do governador é inaugurar a nova rodovia ainda no primeiro semestre de 2014, provavelmente no dia 21 de março.
Imagem: José Bonifácio/GP1Martins: "Essa estrada liga dois pontos importantes dos cerrados do Piauí. Estamos realizando um sonho de 100 anos"
Imagem: José Bonifácio/GP1Empolgado com o avanço dos trabalhos na estrada Gilbués/Santa Filomena, Wilson Martins até "operou" uma máquina
"Essa estrada liga dois pontos importantes dos cerrados piauienses e com a sua construção estamos realizando um sonho secular de toda a região", destacou Wilson Martins, lembrando que na região também está nascendo a Transcerrados, uma rodovia de 330 quilômetros de extensão, cuja construção foi iniciada no município de Sebastião Leal.
Para o governador, a BR 235 vai agregar valores à produção do sudoeste do Piauí. “O transporte vai ficar mais barato, os produtos vão chegar de maneira mais fácil à mesa do consumidor e toda a população terá melhor qualidade de vida”, declarou Wilson Martins.
Imagem: José Bonifácio/GP1Quem também estava feliz era o deputado estadual Fernado Monteiro (PTB), ao lado de Esdras Avelino e de Átila Lira
Imagem: José Bonifácio/GP1Da mesma forma se sentia o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), um dos grandes batalhadores por essa estrada
Ao chegar no acampamento da Construtora Sucesso, responsável pelas obras da BR-235/PI, Wilson Martins foi homenageado pelos operários com uma placa, em agradecimento aos 200 empregos criados no local. “Os funcionários agradecem ao governador pelos 200 empregos diretos na construção da BR-235/PI – Gilbués/Santa Filomena”, dizia a faixa estendida.
Na comitiva, estavam o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), o deputado federal licenciado e secretário estadual de educação Átila Lira (PSB) e os deputados estaduais Fernando Monteiro (PTB) e Gustavo Neiva (PMDB), além dos secretários Wilson Brandão (Governo), Avelino Neiva (Transportes) e Pompílio Evaristo (Relações Institucionais).
Imagem: José Bonifácio/GP1Esdras assinando o ofício que foi entregue ao goverandor, solicitando 30.000m2 de asfaltamento em ruas e avenidas
De Santa Filomena, estavam o prefeito Esdras Avelino Filho (PTB), o secretário Júnior Rosal, o vice-prefeito Adauton Barbosa de Queiroz (PSB) e os vereadores Alberto Augusto do Amaral Rocha (PTB), Cristóvão Dias Soares (PSB), José Bonifácio Bezerra (PCdoB), José Damasceno Nogueira Filho (PSD), Reginaldo Pires de Carvalho (PP) e Renato Vieira Miranda (PTB).
Na oportunidade, o prefeito Esdras Avelino entregou ofício ao governador Wilson Martins, solicitando que o mesmo autorize sua secretaria de Transportes (Setrans) a executar 30 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica em ruas e avenidas de Santa Filomena.
PONTE ESTAIADA – A ponte ligando o estado do Piauí ao Maranhão, entre as cidades de Santa Filomena e Alto Parnaíba, está em processo licitatório. Orçada, pelo que se sabe, em R$ 16 milhões há mais de três anos, o custo final poderá chegar à casa dos R$ 30 milhões.
Imagem: José Bonifácio/GP1Segundo fomos informados, a inauguração da estrada Gilbués/Santa Filomena já tem data certa: 21 de março de 2014
Do tipo estaiada ou atirantada (não sabemos ainda se em modo de leque ou harpa), será suspensa por cabos, constituída de mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte, popularmente chamada de ‘ponto dos canudos’, por causa do formato de seus cabos que lembram a forma de canudos. Terá 4 km de acesso à MA-006 – essa rodovia está sendo federalizada, de Alto Parnaíba ao Pisa no Freio, dobrando à esquerda rumo ao Tocantins, e será denominada BR-235/MA – e poderá levar 8 meses para ser construída.
O único problema é que o IBAMA nunca concedeu a licença ambiental para sua construção. Segundo uma fonte altamente confiável, o órgão perguntou “como o Piauí iria ter acesso a essa ponte”, desconhecendo o projeto de implantação/pavimentação em andamento.
Vale lembrar que foi o mesmo IBAMA, que ignora a obra, quem emitiu o licenciamento ambiental para o início das obras da rodovia BR-235/PI, trecho Gilbués/Santa Filomena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário