segunda-feira, 24 de junho de 2013

Greve geral no Dnit em todo o Brasil poderá afetar obras do PAC no Piauí

Imagem: ReproduçãoGreve(Imagem:Reprodução) Servidores do DNITI anunciam que entrarão em greve a partir de amanhã, terça-feira (25/06), e por tempo indeterminado

Depois de uma explosão de greves no ano passado, os servidores públicos federais se preparam para pressionar novamente o governo em busca de reestruturações de carreira e reajustes salariais. Embora em número bem menor que os 250 mil trabalhadores que cruzaram os braços em 2012, sindicatos que não fecharam acordo com o Ministério do Planejamento querem negociar e prometem paralisar áreas estratégicas do país, caso não sejam atendidos.

O primeiro recado foi dado pelos servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), que aprovaram greve por tempo indeterminado a partir de amanhã, terça-feira (25). Querem que sua carreira seja equiparada à das agências reguladoras e não vão poupar nem projetos em execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

No Piauí, o Dnit vai parar também. Por meio do ofício nº 064/2013, de 19 de junho de 2013, assinado pelo seu presidente, Paulo de Oliveira Bezerra, o SINSEP-PI (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Piauí) encaminhou ao Superintendente Regional do órgão, Sebastião Ribeiro, o comunicado de greve.

Assim diz o comunicado de paralisação: “É objetivo do presente ofício comunicar a esta Administração que em assembleia realizada na sede do órgão em Teresina, às 10:00h do dia 05 de junho de 2013 (ata e lista de presença em anexo), com a convocação e participação dos servidores do DNIT no Piauí, foi deliberada e aprovada a paralisação GREVISTA POR TEMPO INDETERMINADO A PARTIR DO DIA 25 DE JUNHO DE 2013, tendo em vista as justas reivindicações abaixo descritas”.

A pauta de reivindicações dos servidores públicos federais do DNIT/PI, devidamente aprovada e encaminhada anteriormente à Administração Pública contém, em síntese, os seguintes itens:

Reestruturação da Tabela Remuneratória, da Estrutura Administrativa e da Gestão do órgão; Retomada das discussões sobre a devolução dos recursos que foram descontados por ocasião da greve em 2008; e Implantação da GQ (Gratificação de Qualificação).

O comunicado sugere, inclusive, que o superintendente do DNIT/PI adote as medidas cabíveis para cientificar as empresas e fornecedores passíveis de serem atingidos pela paralisação.

Também requer que seja respeitado e garantido o estado de direito, a fim de que não sejam tomadas quaisquer atitudes/decisões repressivas ou coercitivas em face dos servidores que aderirem à paralisação, por se tratar de mais lídima medida de justiça.


Imagem: ReproduçãoAntonio Augusto:(Imagem:Reprodução)
Antonio Augusto: "Imagine se os servidores resolvem fazer o enfrentamento como o realizado nessas manifestações!"

CAMINHO É O DIÁLOGO
- O secretário-geral da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), Josemilton Costa, diz que há 20 mil servidores não atendidos. “O governo finge que recebe a gente, mas não encaminha as propostas. Por isso, os servidores do Dnit vão entrar em greve. Se não houver acordo, vamos incentivar outras categorias (a paralisar)”, disse o lider sindical.

Para Antônio Augusto de Queiroz, reputado analista político e diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), o caminho para o governo é o diálogo. “Imagine se os servidores resolvem fazer um enfrentamento como o realizado com essas manifestações (que estão ocorrendo no país)”, alertou.

A paralisação no DNIT/PI poderá afetar obras do PAC no Piauí, principalmente as que estão em execução no sul do Estado, como a BR-235 (trecho Gilbués/Santa Filomena). Antes que isso venha a ocorrer, torcemos para que o Ministério do Planejamento aceite a realização de um processo negocial efetivo, possibilitando a resolução da pauta de reivindicações desses servidores, que visa, sobretudo, a preservação e a melhoria dos serviços públicos no Brasil.

CÓPIA DO OFÍCIO Nº 064/2013/SINSEP-PI, ENVIADO AO SUPERINTENDENTE DO DNIT/PI:


2(Imagem:1)
2(Imagem:1)

2(Imagem:1)
2(Imagem:1)
Fonte: O Globo/SINSEP-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário