terça-feira, 2 de julho de 2013

Agricultores usam ponte improvisada para a travessia do Rio Taquara

Imagem: José Bonifácio/GP1Moradores do Vale do Taquara, município de Santa Filomena (PI),(Imagem:José Bonifácio/GP1)Moradores do Vale do Taquara, município de Santa Filomena, ainda têm que improvisar uma "pinguela" para a travessia

Moradores são obrigados a se equilibrar diariamente para atravessar uma "pinguela" sobre o Rio Taquara, em frente ao lugar Ponta da Serra, a cerca de 23 quilômetros da zona urbana de Santa Filomena. Os usuários, a exemplo do agricultor Juarez Pereira de Morais, se queixam do descaso e precisam se equilibrar sobre tábuas para atravessar de uma margem para outra.

Juarez Pereira e seus vizinhos decidiram por construir uma ponte de madeira para auxiliar na travessia. É nesse local que pais/mães também deixam e buscam os filhos, diariamente, onde atravessam para ir até a Escola Municipal Ponta da Serra, a 1 quilômetro de distância.


Imagem: José Bonifácio/GP1Juarez Morais e vizinhos (Imagem:José Bonifácio/GP1)Juarez Morais e seus vizinhos tiveram que improvisar uma ponte de madeira a fim de transportar a produção agrícola
Imagem: José Bonifácio/GP1Ele(Imagem:José Bonifácio/GP1)É um dos poucos que ainda insistem em produzir no vale do Taquara, mesmo sem ponte, estrada, nem energia elétrica
Imagem: José Bonifácio/GP1Apesar das dificuldades, Juarez Morais e seu cunhado Raimundo Nonato(Imagem:José Bonifácio/GP1)Apesar das dificuldades, Juarez Morais e seu cunhado Raimundo Nonato preparam um 'caldo de cana' para os amigos

Além da ausência de uma ponte, famílias que moram na margem esquerda do Rio Taquara continuam sofrendo com a falta de infraestrutura, sem estrada que dê acesso às suas moradias, dificultando assim o transporte dos produtos oriundos da agricultura familiar.

Na tentativa de amenizar esse sofrimento, foi encaminhado ao governador Wilson Martins o ofício nº 04/2013, de 31/05/2013, assinado pelo prefeito de Santa Filomena, Esdras Avelino Filho (PTB), pelo vice, Adauton Barbosa de Queiroz (PSB), e pelos 9 vereadores: Cristóvão Dias Soares (PSB), José Bonifácio Bezerra (PCdoB), Raimundo Antonio de Queiroz (PTB), Alberto Augusto do Amaral Rocha (PTB), José Luiz Alves Pereira (PTB), Reginaldo Pires de Carvalho (PP), Renato Vieira Miranda (PTB), Antonio Santos de Sousa Silva (PV) e José Damasceno Nogueira Filho (PSD).

Cópia do Ofício nº 04/2013, protocolado no Palácio Karnak, sede do Governo do Piauí:

2(Imagem:1)
2(Imagem:1)

O expediente solicita a construção de 02 (duas) pontes sobre o rio Taquara, uma à altura da localidade Ponta da Serra, e outra nas proximidades da Barroca, as quais irão proporcionar a ligação entre os produtores do Vale do Taquara e a BR-235/PI (estrada Gilbués/Santa Filomena), prevista para ser inaugurada em março de 2014.

Conforme argumentamos no documento, as melhores áreas com vocação agrícola e pecuária se concentram na margem esquerda do médio e baixo Rio Taquara. Porém, face à enorme dificuldade em transportar os produtos para o outro lado do rio, muitos agricultores familiares estão deixando de cultivar nessas baixadas de solos aluviais.

Veja o andamento do pedido, através do Sistema de Acompanhamento de Processos:

2(Imagem:1)

Com a construção dessas duas pontes e seus respectivos acessos, quem produzir às margens do Taquara, seja em lavoura de sequeiro ou irrigada, terá opções de venda não apenas em Santa Filomena e Alto Parnaíba, mas ainda em Gilbués, Monte Alegre e Corrente.

Resta-nos, portanto, contar mais uma vez com o imprescindível apoio do governador Wilson Martins na resolução do problema. Aliás, acompanhando a tramitação do referido processo (http://www.protocolo.pi.gov.br/processo.php), percebemos que o pleito segue em andamento,  na Superintendência de Articulação da Gestão Governamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário