quinta-feira, 11 de julho de 2013

Santa Filomena e outras 73 cidades recebem motoniveladora dia 31 de julho

Imagem: APPMMotoniveladoras(Imagem:APPM) Mais 74 motoniveladoras serão entregues a prefeituras do Piauí, visando a construção e/ou a melhoria das estradas rurais

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregará dia 31 de julho, no CEFAP, 264 máquinas, incluindo caminhão caçamba, motoniveladora, caminhão pipa e pá carregadeira, a municípios piauienses. A previsão é que 219 municípios sejam contemplados ainda este ano.

O maquinário foi doado aos municípios pelo Governo Federal através do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). Esses municípios receberão ainda 107 caminhões caçamba, 74 motoniveladoras, 48 pás carregadeiras e 35 caminhões pipa.

Os equipamentos serão destinados à construção e melhoria das estradas vicinais, que fazem a ligação entre o meio rural e a área urbana, para facilitar o transporte da produção da agricultura familiar e construir barreiros para armazenamento de água para a pequena produção agrícola, além de outras utilidades.

Imagem: José Bonifácio/GP1Prefeito Esdras Avelino Filho(Imagem:José Bonifácio/GP1)
O prefeito de Santa Filomena, Esdras Avelino Filho (PTB), mostra a chave e comemora a conquista dessa retroescavadeira

Só poderão levar seus equipamentos os municípios que enviaram pessoas para a capacitação de operação do maquinário, a qual será realizada pelo MDA. Segundo o técnico do MDA, Pedro Calisto, há necessidade de treinar 02 (dois) operadores por cada equipamento.

MAIS MÁQUINAS - Um total de 5.061 municípios receberão máquinas para obras e manutenção. A Portaria 43/2013 do MDA traz a lista dos que receberão motoniveladoras, retroescavadeiras, caminhões-caçamba, caminhões-pipa e pá escavadeira.

Imagem: José Bonifácio/GP1O vice-prefeito de Santa Filomena, Adauto Barbosa de Queiroz (esquerda), também comemorou a conquista(Imagem:José Bonifácio/GP1)
O vice-prefeito de Santa Filomena, Adauton Barbosa de Queiroz (esquerda), também comemorou essa grande conquista

Ao todo, 1.440 municípios situados no Semiárido e/ou aqueles em Situação de Emergência terão direito aos cinco equipamentos. Outros 3.621 municípios devem receber apenas três itens (retroescavadeira, motoniveladora e caminhão).

Por estar em Situação de Emergência, devido aos 45 dias de estiagem verificada entre o final de janeiro e o início de março, Santa Filomena, que no dia 11 de junho recebeu uma das 47 retroescavadeiras entregues pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), fruto da segunda fase do PAC 2, e no próximo dia 31 ganhará uma motoniveladora CAT, receberá outros três equipamentos (pá carregadeira, caminhão caçamba e caminhão pipa).

Oxalá essas máquinas sejam usadas a serviço da coletividade, melhorando a infraestrutura das ruas de Santa Filomena e das estradas da zona rural, facilitando o deslocamento das pessoas que viajam do interior para a cidade, com mais segurança e menos desconforto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário