segunda-feira, 8 de julho de 2013

Estudantes de Pio IX jogam futebol com 'sombrinhas' em protesto inédito

Imagem: Grasiane SáAlunos(Imagem:Rômulo Maia) Alunos de Pio IX jogam com "sombrinhas", protestanto contra a falta de estrutura na quadra da U. E. Francisco Suassuna

Alunos da Unidade Escolar Francisco Suassuna de Melo, na cidade em Pio IX, fizeram uma manifestação inusitada. Utilizando guarda-chuvas (também chamado de sombrinhas), eles jogaram futebol na quadra esportiva do colégio.

O objeto era denunciar um grave problema; uma ironia ao descaso. Na partida/protesto os estudantes reivindicavam a cobertura e a modernização do espaço. A escola foi inaugurada em maio de 1960. E a quadra é a mesma de 53 anos atrás: piso de cimento, exposta o dia inteiro ao sol, traves enferrujadas e sem redes.

Também não há estrutura para a prática de outros esportes, como basquete, por exemplo. Até a realização de competições internas é prejudicada, porque não existem arquibancadas, apenas três degraus no lado leste. Os campeonatos da cinquentenária Unidade Escolar Francisco Suassuna são realizados fora da escola, na única quadra poliesportiva de Pio IX.

A construção de uma quadra poliesportiva coberta na escola já foi até anunciada. Em junho de 2010 o deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI) divulgou na mídia local o empenho de aproximadamente R$ 2 milhões do Orçamento de 2010 do Governo Federal para o desenvolvimento do esporte educacional.

A obra, que deveria beneficiar o antigo "Ginásio", como ainda hoje é conhecido na cidade,  estava inclusa na verba, oriunda de emenda parlamentar apresentada pelo deputado petista ainda em 2009. Três anos após o anúncio, e cansados de esperar, os estudantes ergueram seus guarda-chuvas e entraram em quadra para protestar. O problema segue sem solução.


Fonte: Rômulo Maia - Portal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário