São poucos quilômetros a menos em relação ao trecho que obriga o motorista que vai de Pio IX a Teresina, pegando a BR-230 em Fronteiras e entrando na BR-316, no quilômetro 63. Se a distância via Fronteiras é de 444 quilômetros, o percurso pela BR-020 é de 424 quilômetros.
Mas a recém construída PI-378, ligando Pio IX à BR-020, encurtou o tempo de viagem de lá para a capital piauiense. Agilidade no transporte, comodidade de pacientes e perspectivas de negócios traçam um novo cenário para a região, grande produtora de caju, feijão e mandioca.
Imagem: José Bonifácio/GP1Entrada e saída da cidade de Pio IX, no entroncamento da PI-378 com a BR-020, um "atalho" para Teresina ou Fortaleza
A obra custou ao Governo do Piauí/SETRANS, em convênio com o BNDES, a importância de R$ 10.735.498,10 (Dez Milhões, Setecentos e Trinta e Cinco Mil, Quatrocentos e Noventa e Oito Mil Reais e Dez Centavos) e foi construída pela Construtora Hidros Ltda.
Agora, pode-se viajar de Pio IX a Teresina gastando quase uma hora a menos, pois embora nos 39,4 quilômetros hajam aclives e declives acentuados e curvas sinuosas, vale à pena encarar os riscos. Tem pouco trânsito, não só na PI-378, mas também na BR-020.
Imagem: José Bonifácio/GP1
Apesar da grande quantidade de curvas sinuosas e dos aclives/declives acentuados, é bem melhor viajar pela PI-378
A nova rodovia também interliga Pio IX às cidades de Francisco Santos, Monsenhor Hipólito e Santo Antonio de Lisboa, podendo-se agora chegar em menos tempo a Picos ou a Teresina.
E ficou mais rápido ainda para quem viaja de Pio IX a Fortaleza, capital do Ceará. Antes era necessário percorrer um longo trajeto, passando por Fronteiras e indo até o entroncamento da BR-020, próximo à cidade de Picos, aumentando a viagem em cerca de 130 quilômetros.
Com o asfaltamento da PI-378, a cidade de Pio IX deixou de ser fim de linha e se transformou em novo entroncamento rodoviário, valorizando as terras do município, como nas regiões da Odilândia, Serra do Jatobá, Condado e Assentamento Paulo Freire (Povoado São Luis).
Nenhum comentário:
Postar um comentário