As igrejas católicas representam um marco na historia de cada cidade onde, geralmente, o principal cartão postal sempre é a Igreja Católica. E as cidades piauienses têm belas Igrejas com padrões arquitetônicos dos mais variados. Um bom exemplo é a Catedral de Nossa Senhora da Vitória da cidade de Oeiras, primeira capital do Piauí.
Altares complexos e dourados, imagens de todos os santos (uma mais detalhada do que a outra), pinturas que parecem reais. É comum durante passeios turísticos pelos destinos nacionais que passemos por igrejas de diferentes tamanhos, estilos e idades.
Imagem: ReproduçãoCARTÃO POSTAL: Além do seu padrão arquitetônico moderno, a Igreja Católica de Pio IX representa um marco histórico
O Brasil ainda é um país predominantemente católico – 64,6% dos brasileiros, de acordo com o Censo 2010 – e, por isso, sempre nos deparamos com essas construções históricas.
Em Pio IX, cidade fundada há 214 anos, a Igreja Católica também significa um marco histórico.
Com informações da Paróquia de Pio IX, conheça o histórico da cidade e da Igreja Matriz:
Imagem: ReproduçãoInterior da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, com imagem da padroeira esculpida em madeira de Umburana
ORÍGEM DA CIDADE - Pio IX foi fundado por famílias piauienses e cearenses no ano de 1800. Na época de sua fundação, a área que hoje compreende a cidade de Pio IX, chamava-se “Umbuzeiro”, às margens do Rio Condado, ponto inicial para o povoamento.
Em 1871, Umbuzeiro passou a denominar-se “Pio IX”, em homenagem ao Papa que pontificava na época. O Município foi criado em 08 de agosto de 1888 com o nome de “Patrocínio”, em substituição à denominação Pio IX. Em 1942, em virtude do decreto do Governo do Brasil que proibia em todo o territorio nacional a existência de localidades com nomes semelhantes, a cidade voltou a ter a denominação anterior de “Pio IX”.
Imagem: ReproduçãoAntiga Igreja Católica de Pio IX, construída em 1871, cuja Paróquia foi criada em 30/07/1888, por D. Cândido Alvarenga
CONSTRUÇÃO DA IGREJA MATRIZ E CRIAÇÃO DA PARÓQUIA - Em 1871, o Padre José Antonio Pereira Ibiapina, natural de Sobral (CE) e conhecido como o “Apóstolo do Nordeste”, construiu a igreja de Pio IX, tendo como Padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio.
A imagem foi esculpida em madeira de umburana, retirada da Fazenda “Soledade”, pelo piononense Manoel do Monte Furtado. O Padre Ibiapina foi, sem dúvida, o maior missionário que o povo nordestino já viu. Com uma equipe própria de pedreiros e carpinteiros construiu em Pio IX, além da Igreja Matriz, a Capela São Miguel e o Cemitério.
A Paróquia foi criada dia 30 de Julho de 1888, por Dom Antônio Cândido de Alvarenga, Bispo de São Luís do Maranhão, em visita à Paróquia de Jaicós, da qual Pio IX fazia parte.
Imagem: ReproduçãoArquitetura atual da Igreja Matriz de Pio IX, que foi totalmente reformada em 1971, pelo ex-Padre João Moraes Sobrinho
REFORMA DA IGREJA - Em 1971, cem anos depois, a Igreja construída pelo Padre Ibiapina foi totalmente reformada pelo Pe. João Moraes Sobrinho, com a colaboração financeira de Francisco Ferraz da Silva. Desde a sua criação, muitos padres passaram pela Paróquia.
Mas o primeiro Padre a residir em Pio IX (como Pároco) foi o Pe. Cícero Santos, natural de Picos (PI), onde permaneceu por um período de cinco anos (1923 a 1928).
Feliciano dos Santos Dias é o atual pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio. Natural de Paquetá do Piauí e nascido no dia 10 de março de 1979, o Padre Feliciano foi ordenado em 28 de junho de 2009. E tomou posse na Paróquia no dia 13 de fevereiro de 2010.
Fonte: Paróquia de Pio IX
Nenhum comentário:
Postar um comentário