quarta-feira, 16 de julho de 2014

Trabalho Escravo será tema de "Blitz Educativa" no cerrado do Piauí

Imagem: Reprodução1(Imagem:Reprodução)Fórum de Erradicação do Aliciamento e de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo fará debates em Santa Filomena

A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), o Fórum de Erradicação do Aliciamento e de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo no Estado Piauí e a Secretaria de Educação do Município de Santa Filomena, com o apoio do Ministério Público do Trabalho, promovem dias 31 de Julho e 1º de Agosto de 2014 uma “Blitz Educativa” sobre o Trabalho Escravo.

A pessoa interessada em participar dessa oficina de prevenção à migração forçada e ao trabalho escravo contemporâneo, deve procurar a Secretaria Municipal de Educação, localizada à Praça Barão de Paraim, zona central da cidade de Santa Filomena.


Imagem: ReproduçãoSegundo o jornal Diário do Povo,(Imagem:Reprodução)Conforme a mídia vem divulgando insistentemente faz tempos, o Piauí é o quinto estado no ranking do trabalho escravo

O Projeto “Educar para Libertar” que tem como principal objetivo proporcionar uma ação multiplicadora de caráter informativo, educativo e preventivo junto às escolas, aos gestores públicos e à sociedade civil, no enfrentamento à prática de trabalho escravo. As oficinas visam discutir e construir junto com os piauienses as necessidades e condições do trabalho decente.

“É assim que se insere o projeto Educar para Libertar, que desenvolve oficinas pedagógicas e outras atividades que têm como finalidade principal combater o trabalho escravo e construir junto aos piauienses o trabalho mais decente, exercido em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humana”, diz o folder do Fórum de Combate ao Trabalho Escravo.

O Fórum de Erradicação do Aliciamento e Combate ao Trabalho Escravo no Piauí, criado em 2004, tem desenvolvido ações de sensibilização, formação, mobilização e articulação local, objetivando o enfrentamento à prática de aliciamento para fins de trabalho escravo.


Imagem: ReproduçãoE Santa Filomena é um dos municípios piauienses incluídos da lista(Imagem:Reprodução)Santa Filomena vem se mantendo como um dos 11 municípios piauienses incluídos na "Lista Suja do Trabalho Escravo"

A oficina, com o fim (in) formativo, educativo e preventivo junto às escolas e também aos gestores públicos, ocorrerá na Escola Municipal Primavera, oportunidade em que todos os segmentos da sociedade civil estão sendo convidados a participar do trabalho em grupos, quando serão elaborados Projetos de Intervenção para o Município de Santa Filomena.

O início da “Blitz Educativa” de Santa Filomena está previsto para acontecer às 8h00 do dia 31 de Julho (quinta-feira), com apresentação de todos os participantes, e o encerramento será às 13h00 do dia 1º de Agosto (sexta-feira), com avaliação do evento e entrega dos Certificados.

A programação prevê levantamento e nivelamento das expectativas; diagnóstico do trabalho escravo em Santa Filomena; exposição e discussão sobre a realidade do trabalho escravo no Piauí e no Brasil; orientações sobre Projetos de Intervenção Pedagógica; e outros assuntos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário