quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Pela primeira vez uma equipe de TV visita o ponto mais ocidental do Piauí

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Simplício Júnior, da TV Rádio Clube de Teresina, afiliada Rede Globo, é o primeiro repórter a visitar o extremo oeste do Piauí

Imagens raras, filmadas de dentro do Rio Parnaíba pela TV Clube de Teresina, afiliada Globo, irão mostrar cenas inéditas do extremo-oeste do Piauí: as corredeiras da ‘Apertada Hora’.

Com reportagem do enviado especial Simplício Júnior, os telespectadores da TV fundada por Walter Alencar terão a oportunidade de ver o local onde o sol se põe por último no território piauiense. Quem registrou as imagens inéditas foi o cinegrafista Antonio Barbosa.

Situado numa curva do “velho monge”, o ponto mais ocidental do solo mafrense dista 25 quilômetros da cidade de Santa Filomena. O meio mais fácil de chegar à ‘Apertada Hora’, partindo de Santa Filomena, é pegar a rodovia MA-006 (trecho de Alto Parnaíba a Balsas), percorrer 22 quilômetros até a ladeira do Caititu, dobrar à direita e seguir por mais 3 km de estrada de chão, estreita e cheia de pedras e buracos, com acentuados aclives e declives.

Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Com imagens do cinegrafista Antonio Barbosa, Simplício Júnior irá mostrar a Apertada Hora, no município de Santa Filomena

A equipe de reportagem da TV Clube, que durante dois dias visitou um lugar tão diferente como o Kimberlito Redondão, alvo de estudos feitos por pesquisadores brasileiros, alemães e canadenses; e pontos históricos, como a Cerca de Pedras construída pelos escravos 'tombas' e o Cemitério dos Escravos, na Fazenda Ponta da Serra, além do Remanso do Choro.

Também esteve em uma localidade de rara beleza, ainda totalmente desconhecido pela maioria dos próprios piauienses, tendo em vista que os livros editados até hoje disponibilizam pouquíssimas informações acerca desse lugar cheio de mistérios, 'a terra do sol poente', que sempre representou uma ameaça às embarcações, dos antigos vapores às pequenas balsas.

Imagem: José Bonifácio/GP13(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Apertada Hora, o ponto mais ocidental do Piauí, deverá desaparecer daqui a 5 anos, com a construção da UHE Canto do Rio

Mas toda essa exuberância poderá desaparecer até o ano de 2018, com a construção da Hidrelétrica Canto do Rio. O barramento será erguido 23 quilômetros a montante de Tasso Fragoso (MA), na altura do Riacho Santa Maria, com capacidade de 65MW, cujo lago terá extensão superior a 70 quilômetros, indo até as comunidades de Alto Parnaíba (MA) e de Santa Filomena (PI), aumentando o nível do Rio Parnaíba em 2 m entre as duas cidades.

Tudo isso será mostrado pela TV Rádio Clube de Teresina, no documentário denominado PIAUÍ EXTREMOS, a ser exibido - em horário ainda não divulgado - no próximo dia 19 de Outubro, o DIA DO PIAUÍ, data na qual o Estado comemora 191 anos de Independência. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário