sábado, 5 de outubro de 2013

Mais um canal de TV irá mostrar Santa Filomena no Dia do Piauí

Imagem: José BonifácioGP11(Imagem:José BonifácioGP1) Reportagem da TV Meio Norte, a ser exibida no DIA DO PIAUÍ, irá destacar a importância da estrada Gilbués/Santa Filomena

Depois da TV Clube de Teresina, afiliada Rede Globo, que na semana passada esteve no município de Santa Filomena, produzindo reportagem para o Documentário PIAUÍ EXTREMOS, que será exibido no próximo dia 19, o Dia do Piauí, agora será a vez da Rede Meio Norte.

É que está chegando em Santa Filomena, no extremo-oeste do Piauí, a CARAVANA MUITO MAIS NO MEU NOVO PIAUÍ, do Sistema Meio Norte de Comunicação (TV Meio Norte).


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)
'Apertada Hora', ponto mais ocidental do Piauí, também será mostrado na reportagem especial produzida pela TV Meio Norte

Comandada pelo jornalista Augusto César Leão, a reportagem da Rede Meio Norte de Televisão, que contará com o apoio logístico do vereador e radialista Tony Santos, visitará as corredeiras da “Apertada Hora”, em uma curva do Rio Parnaíba, considerada o ponto mais ocidental do estado do Piauí, entre os municípios Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA).

Imagem: José Bonifácio/GP13(Imagem:José Bonifácio/GP1)
4(Imagem:7)
Locais históricos de Santa Filomena, como o 'Cemitério dos Escravos' e o 'Remanso do Choro', serão exibidos na Meio Norte

Assim como a TV Clube, a TV Meio Norte estará mostrando o Cemitério dos Escravos e a Cerca de Pedras, localizados na Fazenda Ponta da Serra, a 21 quilômetros da zona urbana de Santa Filomena, ao lado da BR-235/PI (Estrada Gilbués/Santa Filomena), além do Remanso do Choro, lugar de onde os 404 (234 de Santa Filomena) comandados do Cel. José Lustosa da Cunha (Barão de Santa Filomena) saíram em 14 Balsas, no dia 14 de junho de 1865, com destino à Guerra do Paraguai (1864 a 1870), passando por Teresina, Parnaíba, Recife e Rio de Janeiro, até chegarem ao campo de batalha do maior conflito armado da América do Sul.

Por outro lado, a TV Meio Norte visitará o Povoado Matas, a 40 quilômetros de Santa Filomena. Lá, será entrevistada a senhora Maria Expedita, ressaltando o asfaltamento da estrada Gilbués/Santa Filomena e falando sobre o que a estrada já trouxe de bom para o seu Restaurante, mesmo antes da chegada da pavimentação asfáltica naquela comunidade.


Imagem: José Bonifácio/GP15(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Os relatos históricos serão contados pelo escritor Nilton Neres Bezerra e pelo historiador Armando Lustosa Dourado e Silva

O Balneário Atalaia, principal área de lazer do povo filomenense será, igualmente, destacado pela Caravana Meio Norte. Também serão conhecidas as vassouras feitas artesanalmente pelos ‘Lucas’ do Brejo do Tapuio, produzidas a partir da palha nova da palmeira Buritirana.

A reportagem faz parte de um trabalho integrado do Governo do Estado com todos os canais de TV do Piauí. Em Santa Filomena, o objetivo maior da Rede Meio Norte é mostrar a estrada Gilbués/Santa Filomena, uma das maiores obras rodoviárias do Governo Dilma Rousseff. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário