sábado, 12 de outubro de 2013

Torre de TV Digital de Brasília, uma gigantesca 'flor' com 182 m de altura

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1) TORRE DE TV DIGITAL DE BRASÍLIA - Apelidada de "Flor do Cerrado", foi a última escultura projetada por Oscar Niemayer

A Torre de TV Digital de Brasília, apelidada "Flor do Cerrado", foi projetada para ser uma torre de transmissão televisiva do sistema de TV Digital para todo o Distrito Federal e cidades do Entorno. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, teve um orçamento R$ 75 milhões.

Inaugurada em 21 de abril de 2012, a Torre de TV Digital terminou sendo a última escultura projetada pelo arquiteto OSCAR Ribeiro de Almeida NIEMAYER Soares Filho, antes de sua morte, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna.

Estrutura - O monumento tem, atualmente, 182 metros de altura, sendo 120m de concreto e 50m de estrutura metálica, com mais uma antena de 12 metros. Assim, a Torre de TV Digital de Brasília, o mais novo cartão-postal da capital do Brasil, tem um total de 182 metros.

Imagem: José Bonifácio/GP2(Imagem:José Bonifácio/GP)
O monumento tem 182 metros de altura, sendo: 120 m de concreto, 50 m de estrutura metálica e uma antena com 12 metros

A torre possui ainda duas cúpulas de vidro, uma em cada lateral. Na mais alta, a 80 metros do chão, vai funcionar um bar-café com vista panorâmica, mas somente a partir de 2014.

A outra, com 60m, é uma galeria onde está exposta uma maquete da cidade. A fundação do edifício está a 13,4 m de profundidade com 240 estacas e 2 mil metros cúbicos de concreto.

A torre fica na região administrativa da cidade de Sobradinho, num dos pontos mais altos do Distrito Federal, de onde se vê o Lago Paranoá e boa parte da cidade de Brasília. O terreno foi scolhido com a ajuda da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).


Nenhum comentário:

Postar um comentário