A Torre de TV Digital de Brasília, apelidada "Flor do Cerrado", foi projetada para ser uma torre de transmissão televisiva do sistema de TV Digital para todo o Distrito Federal e cidades do Entorno. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, teve um orçamento R$ 75 milhões.
Inaugurada em 21 de abril de 2012, a Torre de TV Digital terminou sendo a última escultura projetada pelo arquiteto OSCAR Ribeiro de Almeida NIEMAYER Soares Filho, antes de sua morte, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna.
Estrutura - O monumento tem, atualmente, 182 metros de altura, sendo 120m de concreto e 50m de estrutura metálica, com mais uma antena de 12 metros. Assim, a Torre de TV Digital de Brasília, o mais novo cartão-postal da capital do Brasil, tem um total de 182 metros.
Imagem: José Bonifácio/GP
O monumento tem 182 metros de altura, sendo: 120 m de concreto, 50 m de estrutura metálica e uma antena com 12 metros
A torre possui ainda duas cúpulas de vidro, uma em cada lateral. Na mais alta, a 80 metros do chão, vai funcionar um bar-café com vista panorâmica, mas somente a partir de 2014.
A outra, com 60m, é uma galeria onde está exposta uma maquete da cidade. A fundação do edifício está a 13,4 m de profundidade com 240 estacas e 2 mil metros cúbicos de concreto.
A torre fica na região administrativa da cidade de Sobradinho, num dos pontos mais altos do Distrito Federal, de onde se vê o Lago Paranoá e boa parte da cidade de Brasília. O terreno foi scolhido com a ajuda da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).
Nenhum comentário:
Postar um comentário