quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Povoado Matas será contemplado com telefones residenciais e acesso à internet

Imagem: José Bonifácio/GP1P(Imagem:José Bonifácio/GP1) Depois de tantos anos de luta, finalmente o Povoado Matas passará a contar com telefones residenciais e acesso à internet

Acaba de ser firmado, entre a TELEMAR NORTE LESTE S/A e a Prefeitura Municipal de Santa Filomena (PI), o Contrato de Permissão de Uso para Equipamentos de Telecomunicações (Telefones Residenciais) no Povoado Matas, distante 40 quilômetros na zona urbana.

A informação foi repassada na última terça-feira (08) à noite pelo prefeito Esdras Avelino Filho (PTB), acrescentando que já está sendo providenciada a doação do terreno, com área de 16 metros quadrados, e que as obras de instalação terão início nos próximos dias.

Desde 2009 que os vereadores, o prefeito Esdras Avelino e o deputado estadual Fernando Monteiro (PTB) vem requerendo insistentemente junto à Oi Telemar a instalação de uma central telefônica naquela comunidade, em atendimento ao que determinam as metas de universalização, estabelecidas no Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU), segundo o qual toda localidade com mais de 300 habitantes tem direito de ser atendida pelo STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado).


Imagem: José Bonifácio/GP1Esdras:(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Esdras Avelino Filho: "Tem sido uma luta minha, de todos os vereadores, da comunidade e do deputado Fernando Monteiro"

O Decreto nº 4.769 de 27/06/03, que aprovou o PGMU, está em vigor desde 1º de janeiro de 2006, em substituição ao Decreto nº 2.592 de 15/05/98. Ele assegura o direito de acesso de toda pessoa ou instituição, independentemente de sua localização e condição sócio-econômica, ao STFC, bem como a utilização desse serviço de telecomunicação em atos essenciais de interesse público, mediante o pagamento de tarifas estabelecidas.

Universalização é o direito de acesso de toda pessoa ou instituição, independentemente de sua localização e condição sócio-econômica, ao Serviço Telefônico Fixo Comutado - STFC, bem como a utilização desse serviço de telecomunicações em serviços essenciais de interesse público e mediante o pagamento de tarifas estabelecidas na regulamentação específica.

Assim, o Povoado Matas, onde residem cerca de 150 famílias, em breve estará recebendo uma torre de telefonia que propiciará aos moradores manter contato com familiares que residem em outras cidades do Piauí e restante do país, a partir de suas próprias residências.

“Tem sido uma luta minha, de todos os vereadores, da comunidade e do deputado Fernando Monteiro, no sentido de que o Povoado Matas pudesse contar com telefones nas residências. Felizmente, esse sonho agora vai se concretizar”, comemora o prefeito Esdras Avelino.

Imagem: Francisco LealRaimundo Oliveira(Imagem:Francisco Leal)
Romualdo Oliveira teve a ideia de promover um abaixo assinado que, via Câmara de Vereadores, foi enviado para a ANATEL

“Uma ação conjunta partindo da população que, através do Sr. Romualdo, teve a ideia de promover um abaixo assinado que fora encaminhado para a ANATEL via requerimento aprovado pela Câmara Municipal”, postou o vereador Tony Santos (PV) no Facebook.

A rede telefonica fixa é o sistema básico de telecomunicações que correspondente aos aparelhos utilizados pelos usuários do sistema - e de um vasto conjunto de acessórios - com o objetivo de prover a interligação dos usuários do sistema de telefonia (assinantes) à central telefônica e as várias centrais entre si.

Além disso, o sistema a ser implantado nas Matas permitirá a conexão por linha comutada ou dial up (apelidada de Banda estreita em alusão a conexão Banda larga), um tipo de acesso à Internet com velocidade máxima de 56,6 kbps, no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefônica para se ligar a um nó de uma rede de computadores do provedor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário