segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Represa da Hidrelétrica Canto do Rio, no Parnaíba, terá 80 km de extensão

Estiveram reunidos na manhã da última quarta-feira (08), na secretaria de Meio Ambiente de Tasso Fragoso (MA), representantes do IBAMA/São Luís (Sr. Ricardo Arruda), da empresa interessada na construção do empreendimento (MinasPCH), engenheiro Thiago Sales, bem como o gerente de Meio Ambiente, Alexandre Piló Ribeiro Pena.

O encontro teve por objetivo comunicar oficialmente à população da área sobre a decisão de que serão realizados os estudos preliminares nos municípios de Tasso Fragoso (MA), Alto Parnaíba (MA) e Santa Filomena (PI) para uma possível construção do AHE (Aproveitamento Hidrelétrico) Canto do Rio, no rio Parnaíba, 23 km à montante da cidade de Tasso Fragoso.

“A data do barramento ainda não foi definida. Mas se sabe informalmente que todo o lago terá uma dimensão de 80 quilômetros, indo até as cidades de Alto Parnaíba e Santa Filomena”, disse ao GP1/Blog do José Bonifácio o ambientalista Aguinaldo Guimarães Fialho (Lirô Guimarães).

O representante do IBAMA disse que foi a Tasso Fragoso com o objetivo de ouvir a demanda existente nos locais supostamente atingidos, como: necessidades do povo ribeirinho e suas reivindicações, animais em risco de extinção, locais de desova de animais, em suma, para ouvir a opinião pública nas localidades a serem beneficiadas pelo empreendimento.

Todo o processo do levantamento e trabalho de pesquisa do empreendimento será concluído até o final de 2012, acompanhado pelo órgão federal (IBAMA) e pela secretaria municipal de Meio Ambiente. A capacidade de produção de energia elétrica do Aproveitamento Hidrelétrico Canto do Rio será de 50 mil quilowatts, com duas turbinas para geração.

Somente na bacia do rio Parnaíba estão sendo projetadas a implantação de 08 barragens, entre Palmeirais e Santa Filomena, pelo lado piauiense. Dessas, sete serão construídas no próprio Parnaíba: AHE Castelhano (Palmeirais), AHE Estreito (Amarante), AHE Cachoeira (Floriano), AHE Uruçuí (Uruçuí), AHE Ribeiro Gonçalves (Ribeiro Gonçalves), AHE Canto do Rio (Santa Filomena/Tasso Fragoso), AHE Taquara (Santa Filomena/Alto Parnaíba), além do AHE Taboa (Sambaíba), no rio Balsas.

Em relação ao AHE Ribeiro Gonçalves, o IBAMA e o IPHAN já deram o parecer favoráveis. Todavia, os municípios de Tasso Fragoso e de Loreto ainda não concederam as licenças de uso e ocupação do solo. Mesmo assim está previsto o leilão da mesma para abril próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário