terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Eleitos de Alto Parnaíba (MA) serão diplomados dia 19, quarta-feira


Imagem: ReproduçãoItamar Nunes Vieira (prefeito) e Raimundo Nonato de França (vice)(Imagem:Reprodução)Itamar Nunes Vieira (prefeito) e Raimundo Nonato de França (vice) exercerão o Poder Executivo em Alto Parnaíba (MA)

A Justiça Eleitoral da Comarca de Alto Parnaíba, no extremo sul do Maranhão, confirmou para o dia 19 de dezembro a data para a diplomação dos eleitos nas eleições de 07 de outubro.

A solenidade acontecerá a partir das 14 horas, no plenário Homerino Duarte Segadilha da Câmara Municipal de Alto Parnaíba, onde terão assento autoridades convidados e parentes dos eleitos. A imprensa também terá lugar reservado para fazer sua cobertura jornalística.

A cerimônia de diplomação será conduzida pelo juiz da 11ª ZE, Juiz José Francisco de Souza Fernandes. Na oportunidade, serão diplomados o prefeito, o vice-prefeito e os 09 vereadores eleitos, assim como os primeiros e segundos suplentes de vereadores de cada partido ou coligação. Durante a cerimônia, os mesmos receberão da Justiça Eleitoral o diploma contendo seu nome completo, número de votos recebidos, cargo para o qual foi eleito, entre outros.

Imagem: Smith RosaCâmara Municipal de Alto Parnaíba,(Imagem:Smith Rosa)Câmara Municipal de Alto Parnaíba, local onde ocorrerá a solenidade de diplomação dos eleitos, dia 19/12, quarta-feira

Vale ressaltar que existe uma grande diferença entre diplomação e posse. A diplomação, como o próprio nome diz, é um diploma que os políticos recebem para exercer aquele cargo e que atesta que o candidato eleito está apto a tomar posse no cargo ao qual foi eleito nas urnas. Já a posse, é a investidura no cargo político.

A posse é um ato formal através do qual os candidatos eleitos assumem efetivamente os mandatos que lhe foram conferidos pelas urnas. E uma ação de competência do Poder Legislativo, assim os vereadores eleitos tomam posse de seus respectivos mandatos e consequentemente darão posse ao prefeito e vice-prefeito em 1º de janeiro de 2013.


Fonte: Smith Rosa/Folha Mistura Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário