Famílias que residem na sede do município de Tasso Fragoso, distante cerca de 1.000 km de São Luis (MA), situada na margem esquerda do Rio Parnaíba, começam a se preocupar com aumento do nível do rio que a cada dia sobe e ameaça invadir a parte baixa da cidade, onde está localizada a maior parte da casas comerciais e residenciais, além do Banco do Brasil.
De acordo com as informações do fotógrafo e ambientalista Agnaldo Guimarães Fialho (Lirô), como o período das chuvas está apenas começando na região, a ameaça do rio Parnaíba espalhar-se pela cidade é muito grande, pois a cada dia que passa as águas estão a subir.
Segundo Lirô, a Balsa Pipes, que faz a travessia entre a cidade de Tasso Fragoso (MA) e o município de Santa Filomena (PI), principalmente com carretas, transportando para fazendas localizadas nos municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Santa Filomena, o movimento de caminhões não está tão intenso. Mesmo assim, se formaram filas nos dois sentidos, tendo em vista que, por medida de segurança, o pontão está passando somente motos e outros veículos de pequeno porte.
A última vez em que a cidade de Tasso Fragoso (MA) foi tomada pelas águas do Rio Parnaíba remonta a janeiro de 2004, quando o pluviômetro registrou quase 700 milímetros, ano em que o excesso de chuvas causou enormes prejuízos à agricultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário