domingo, 16 de dezembro de 2012

Sem interessados, Governo Federal descarta hidrelétricas do rio Parnaíba

Imagem: Dhiancarlos PachecoRio Parnaíba(Imagem:Reprodução)Por falta de empresas interessadas, governo não incluirá projetos das hidrelétricas do Parnaíba nos próximos leilões

Pela terceira vez consecutiva, o complexo hidrelétrico previsto para o rio Parnaíba não obteve empreendedores interessados e passaram em branco no leilão de energia nova A-5, promovido pelo governo na última sexta-feira, 14 de dezembro.

Para o presidente da EPE - Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, o Governo Federal não deve incluir esses projetos nas próximas licitações.

Imagem: ReproduçãoPlanta da Hidrelétrica(Imagem:Reprodução)Planta da Hidrelétrica de Ribeiro Gonçalves, projetada para ser a maior do complexo, com capacidade para 113 MW

“Devemos esquecer essas usinas. A não ser que se aumento o preço ou se reduza o custo ambiental”, disse ele, referindo-se ao preço-teto considerado baixo pelos investidores e às complexidades socioambientais que envolvem os empreendimentos.

As usinas que compõem o complexo Parnaíba, que estavam sendo leiloadas em conjunto, são as plantas de Cachoeira (PI - 63 MW), Castelhano (PI - 64 MW) e Estreito Parnaíba (PI - 56 MW). Além delas, a usina de Ribeiro Gonçalves (PI – 113 MW), no mesmo rio, também não recebeu nenhum grupo de empresários interessado na obra.


Fonte: Agência Canal Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário