sábado, 1 de dezembro de 2012

No último dia de novembro, Rio Parnaíba registra a maior enchente de 2012

Imagem: José Bonifácio/GP1Rio(Imagem:José Bonifácio/GP1)Rio Parnaíba: o volume de água não parou de crescer nas últimas 72 horas, deixando as autoridades em alerta máximo 

Faltou pouco, na noite de ontem, sexta-feira (30), para o Rio Parnaíba transbordar e invadir algumas ruas das cidades de Santa Filomena (PI) e Alto Parnaíba (MA). De qualquer forma, serviu para deixar as autoridades dos dois municípios em estado de alerta máximo.

Nas últimas 72 horas o volume de água não parou de crescer no "velho monge", à altura das duas cidades. Entretanto, por volta da meia noite, as águas começaram a baixar. Mas segundo a meteorologia, teremos nebulosidade e chuva nas próximas 24 horas no alto Parnaíba.

Imagem: José Bonifácio/GP1Pescador João Anísio do Couto e sua canoa motorizada, também chamada de Pescador João Anísio do Couto, à espera de passageiros, em sua canoa motorizada, também chamada de "voadeira"

O mês de novembro de 2012 registrou 256,5 milímetros na cidade de Santa Filomena. Assim, o acumulado dos últimos 30 dias é inferior ao mesmo período de 2011, que alcançou 282,5 milímetros. Decorridos 11 meses, tivemos um total de 1.053 milímetros, muito aquém da média anual, que atualmente é de 1.553,5 mm (média dos últimos 28 anos, aferida pelo EMATER).

De acordo com o pescador João Anísio do Couto, que aproveitou o momento para aumentar sua renda familiar, transportando pessoas em sua canoa motorizada, chamada de “voadeira”, não é comum acontecer enchente no mês de novembro, embora seja uma época de chuvas regulares, tanto no sudoeste do Piauí quanto no extremo sul do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário