quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Continuam os serviços de recapeamento asfáltico da BR-135, no sul do Piauí

Imagem: José Bonifácio/GP1Trecho da BR-135 em obras, entre as cidades de Monte Alegre e Gilbués(Imagem:Carlos Biah)Trecho da BR-135/PI (TRANSPIAUI) em obras de recapeamento asfáltico, entre as cidades de Monte Alegre e Gilbués

O Governo Federal continua executando – embora lentamente – através do DNIT o serviço de rejuvenescimento da BR-135, trecho ligando Elizeu Martins à divisa com a Bahia. Com 400 km de extensão, a obra é realizada pela Construtora Sucesso; ao custo de R$ 153 milhões.

Na semana passada, precisamente na quarta-feira, dia 31, o deputado estadual Fábio Novo (PT) esteve na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para cobrar agilidade nas obras de recapeamento asfáltico da BR 135 (Transpiauí), trecho que liga os municípios de Elizeu Martins a Cristalândia, indo até a divisa com o estado da Bahia.

Imagem: José Bonifácio/GP1Serviço de rejuvenescimento da rodovia Transpiauí (BR-135), à altura da BR-235 (estrada Gilbués/Santa Filomena)(Imagem:José Bonifácio/GP1)Serviço de rejuvenescimento da rodovia Transpiauí (BR-135), logo depois da BR-235 (estrada Gilbués/Santa Filomena)

O parlamentar pediu atenção especial ao percurso de 180 quilometros entre Gilbués e Bom Jesus, face às difíceis condições de tráfego. Além das péssimas condições da pista, quase não existe acostamento, obrigando motoristas a se aventurarem em manobras arriscadas.

Ainda conforme o petista Fábio Novo, forte liderança política na região de Bom Jesus, a obra prevê o recapeamento dos 400 quilômetros de rodovia, e que a BR 135 ganhará 40 km de acostamento nos pontos mais críticos, onde são registrados o maior número de acidentes.

Imagem: José Bonifácio/GP1Buraqueira na BR-135, na subida da Serra da Santa Marta, sentido Corrente/Gilbués(Imagem:José Bonifácio/GP1)Buraqueira na BR-135 (subida da Serra da Santa Marta, sentido Corrente/Gilbués), atormentando a vida dos motoristas
Imagem: José Bonifácio/GP1Crateras se formam na reta da Serra da Santa Marta(Imagem:José Bonifácio/GP1)Crateras se formam na reta da Serra da Santa Marta, mostrando o desleixo do Governo Federal para com as rodovias
Imagem: José Bonifácio/GP1E o perigo continua na descida da Serra da Santa Marta(Imagem:José Bonifácio/GP1)E o perigo continua na descida da Santa Marta, pois além do declive acentuado e do abismo, o acostamento virou pista

A rodovia também será alargada nas zonas urbanas dos municípios de Alvorada do Gurgueia, Redenção do Gurgueia, Monte Alegre, Gilbués, São Gonçalo, Corrente e Cristalândia doPiauí.

A BR-135 foi construída quando Alberto Silva governou o Piauí pela primeira vez, entre 1971 e 1975. Sob a euforia do crescimento econômico, provocada pelo chamado “Milagre Brasileiro”, a rodovia “Transpiauí” surgiu com a intenção de ligar Parnaíba, no litoral, a Corrente, cidade localizada no extremo sul piauiense, à época limite com a Bahia. Essa estrada objetivava, por conseguinte, permitir a ligação do Piauí a Brasília, passando pelo interior.

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