Depois de quase seis meses de seca em Santa Filomena, na mesorregião sudoeste do Piauí, as chuvas começaram a cair. Na tarde desta sexta-feira, 9 de novembro, choveu mais de 40 milímetros na cidade e em praticamente todo o município, diminuindo assim o calor e a poeira, suficiente para os filomenenses ficarem contentes e esperançosos.
Embora ainda não se possa afirmar que o inverno esteja caracterizado, todos os institutos de meteorologia indicam precipitações regulares durante os próximos 10 dias no sudoeste do Piauí, tendo em vista que áreas de instabilidade estão sobre grande parte do Norte, sul do Nordeste, Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, provocando elevados acumulados de chuva.
Imagem: José Bonifácio/GP1O solo agrícola dos cerrados já alcançou a umidade ideal e está tudo pronto para o início do plantio da safra 2012/2013
Mas a volta da chuva ao cerrado piauiense – desde o último dia 02/11 (sexta-feira) começou a chover em áreas isoladas - animou principalmente os produtores de soja e milho, pois o solo já alcançou a umidade ideal e está tudo pronto para o início do plantio da safra 2012/2013.
Alguns agricultores de Santa Filomena começaram seus plantios, tendo a soja como lavoura predominante, talvez por ainda ser a principal cultura da região dos cerrados, respondendo por mais de 90% (noventa por cento) de toda a produção de grãos do estado do Piauí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário