segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Santa Filomena é uma das 3 cidades do PI com Plano de Saneamento Básico

Imagem: José Bonifácio/GP1Igreja Matriz(Imagem:José Bonifácio/GP1)Igreja Matriz de Santa Filomena, cartão postal da cidade fundada por José Lustosa da Cunha, em 25 de agosto de 1865


Deu no G1 PI: “No Piauí, apenas três cidades conseguiram aprovação de seus projetos dentro do prazo. Foram os municípios de Angical do Piauí, Santa Filomena e Monte Alegre do Piauí”.

As obras do Plano de Saneamento Básico nos 3 municípios são financiadas pelo Governo Federal, através do PAC. Até a capital piauiense, Teresina, com mais de 800 mil habitantes, ficou de fora e a população reclama da falta de saneamento básico.

Acompanhe a íntegra da matéria do G1 PI, postada em 22 de janeiro de 2014, às 8h15:

Um estudo feito pela Fundação Nacional de Saúde mostrou que apenas 10% dos municípios brasileiros fizeram Planos de Saneamento Básico. No Piauí, apenas três cidades conseguiram aprovação de seus projetos dentro do prazo. Foram os municípios de Angical do Piauí, Santa Filomena e Monte Alegre do Piauí, que receberão recursos do Governo Federal para executar o plano de saneamento. Em Teresina, a Prefeitura confirma que o plano ainda não foi enviado.


Imagem: José Bonifácio/GP1Av. Pres. Getúlio Vargas(Imagem:José Bonifácio/GP1)Av. Presidente Getúlio Vargas, rumo à Prefeitura Municipal e à Câmara de Vereadores, na Av. Barão de Santa Filomena

A dona de casa Francisca Maria Alves, mora no Parque Afonso Gil, na capital, e reclama da falta de saneamento básico na rua em que mora. “Meu filho sofre de asma e as outras crianças já tiveram várias doenças, como viroses e diarreia, tudo por conta da poeira e do lamaçal que se forma na rua”, reclama.

Nem mesmo veículos conseguem trafegar pela rua, a dona de casa Luzinete Fernandes conta que uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não conseguiu chegar a sua casa. “Quando passei mal, o Samu não entrou na minha rua e tive que ser carregada e colocada em outro carro para ser levada ao hospital”, destaca Luzinete.

Imagem: José Bonifácio/GP1Área destinada ao Aterro Sanitário(Imagem:José Bonifácio/GP1)R$ 1,4 milhão: Local destinado ao Aterro Sanitário, em área de 3 hectares, desabitada, a 3km da cidade e de nascentes
 
De acordo com o secretário de planejamento da Prefeitura de Teresina, Washington Bonfim, o Plano Municipal de Saneamento Básico já existe na capital. “Este plano é composto por três planos, o de resíduos sólidos, águas e esgotos, e o de drenagem. Agora estamos compatibilizando estes planos com o Plano de Saneamento Básico”, explicou Washington.

Ainda de acordo com o secretário, já foi feito o diagnóstico da questão do saneamento na capital e o projeto deverá ser entregue à Câmara de Vereadores.

Para a vereadora Teresa Brito, que entrega a comissão de saneamento básico do legislativo municipal, há uma demora na entrega do projeto. “Este projeto foi votado em 2007 e aprovado em 2010, mas até agora não retornou à Câmara. Vejo isso como um descaso, porque há mais de um ano este plano faltava apenas ser concluído”, disse a parlamentar.


Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário