quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Foliões fazem o encerramento da tradicional 'Festa de Santos Reis'

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)

A Folia de Reis, festa tradicional na cidade de Santa Filomena, situada no sudoeste do Piauí, representa a visita dos Reis Magos (Melchior, Baltasar e Gaspar) ao menino Jesus.

Para relembrar a passagem bíblica, pessoas saem durante a noite de casa em casa, cantando e levando simbolicamente essa visita aos presépios natalinos. A caminhada termina no dia 06 de janeiro, quando é comemorada a festa de Santo Reis, conforme a tradição.

Com a morte das senhoras Aparecida e Leopoldina, a tradição que corria o risco de acabar vem tendo continuidade. Mas os familiares de "Dona Aparecida" e de "Dona Leopoldina" não querem o fim dessa tradição; querem, inclusive, a participação do Poder Público Municipal.


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)

O aposentado João Nogueira Avelino, o popular “Bazim”, viajou do Tocantins para participar do “Reisado de Dona Aparecida”, que graças aos seus filhos Maécio Pereira e Francimar Diniz, residentes em Palmas (TO), a mais de 400 quilômetros de Santa Filomena, bem como ao professor José Dourado Farias (Zé Overbeck), que mantém viva essa tradição, visto que a família sempre participava da folia organizada por Dona Aparecida, falecida há alguns anos.

Aproximadamente 50 foliões rezam a novena, com a presença de familiares, vizinhos e amigos de outros bairros. Depois percorrem dezenas de casas da cidade.

O ponto alto é a reza de Santos Reis, no dia 6 de janeiro, às 19 horas, na residência de “Dona Aparecida”, na Av. Santo Antonio. O evento religioso é aberto a toda comunidade.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)

2(Imagem:1)

Pagamento de Promessa
- A Folia de Reis comemora o nascimento de Jesus Cristo, com a encenação da visita dos três Reis Magos à gruta de Belém para adorar o Menino-Deus. Dados a respeito dessa festa afirmam que a sua origem é portuguesa e tinha um caráter de diversão.
Acontece em função do pagamento de promessa pelos devotos e somente à noite.

O compromisso pode ser para realizar a folia apenas uma vez ou todos os anos.

A Folia de Reis visita as famílias de amigos e parentes. Os foliões chegam à localidade e se apresentam tocando, cantando e dançando. A família recebe a bandeira, o anfitrião percorre com ela toda a casa, guardando-a em seguida, enquanto aos foliões são servidos bolos, biscoitos e bebidas que os mantêm nas suas andanças pela noite.


Veja os vídeos do encerramento da Folia de Reis, na casa de "Dona Aparecida":






Nenhum comentário:

Postar um comentário