quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Prefeitura inicia a nucleação de escolas rurais que se encontram isoladas

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Escola Municipal Sabino Lopes, na comunidade Lagoa, município de Santa Filomena: a primeira Escola Rural  Nucleada

A Prefeitura de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, começa a nuclear algumas escolas que se encontram isoladas, com o número insuficiente de alunos para a sua funcionalidade.

Conforme o secretário de Educação, Pedro Eimard Maia de Sousa, isso se trata de um choque de gestão setorial e sua equipe estará pronta para fazer um acompanhamento eficaz.

“No Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2001, uma das diretrizes era nuclear as escolas, ou seja, acabar com várias pequenas escolas e fazer uma grande”, disse Pedro Maia, durante reunião realizada na tarde da última terça-feira (14), com pais de alunos das Escolas Lagoa, Baixão Fechado e Mucuri, informando que o MEC (Ministério da Educação e Cultura) não admite mais qualquer escola e nenhuma sala de aula com menos de 21 alunos.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)Pais de alunos das Escolas Municipais Lagoa, Baixão Fechado e Mucuri ouvem explicações do secretário Pedro Maia

O encontro, que contou ainda com a presença dos vereadores Cristóvão Dias Soares (PSB), José Bonifácio Bezerra (PCdoB) e Renato Vieira Miranda (PTB), bem como do secretário municipal de Meio Ambiente, Gilberto Lustosa de Matos, mostrou o apoio da comunidade escolar à idéia. Entretanto, se faz necessária a imediata recuperação das estradas.

O projeto-piloto está sendo implantado na Escola Municipal Sabino Lopes, instalada na Lagoa do Sabino, localidade distante cerca de 80 quilômetros da cidade de Santa Filomena. Para o colégio da Lagoa estarão migrando os alunos das escolas do Baixão Fechado e do Muncuri.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
2(Imagem:1)
2(Imagem:1)Os pais de alunos concordaram com a Nucleação da Escola da Lagoa, mas cobram a recuperação das vias de acesso
 
“Por que a Escola Núcleo na Lagoa? Porque a Lagoa está bem no centro, divide as distâncias. Por essa razão, estamos garantindo, por determinação do prefeito Esdras Avelino, o aluguel de dois veículos para o transporte de alunos nos trajetos Baixão Fechado/Lagoa/Baixão Fechado e Mucuri/Lagoa/Mucuri”, afirmou o secretário Pedro Maia.

Ainda de acordo com Pedro Eimard, além da Escola Sabino Lopes (Lagoa do Sabino), também serão nucleadas as escolas municipais das comunidades Aldeinha, Brejo das Meninas, Santa Fé e Sete Lagoas, que igualmente serão servidas por transporte escolar.


 
VÍDEO: Reunião com pais de alunos na Escola Municipal Sabino Lopes

Vantagens
- A Nucleação de Escolas Rurais não se constituem por si só uma inovação para as Escolas Rurais. Sua implantação significa uma tentativa de se resolver os problemas mais graves referentes às escolas localizadas no campo, como as múltiplas funções dos(as) professores(as), salas multisseriadas e precariedade do espaço físico.

Levando-se em consideração a precariedade das escolas isoladas, o fato de uma professora lecionar simultaneamente para salas de pré-alfabetização, 1ª série, 2ª série, 3ª série e 4ª série, e a falta de qualificação profissional da maioria dos profissionais que trabalham nas escolas, as Escolas Rurais Nucleadas, que agora passam a ser uma realidade no município de Santa Filomena, representam um modelo alternativo a para a Educação Rural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário