sábado, 16 de novembro de 2013

Santa Filomena pode sofrer "apagão" por falta de manutenção da Eletrobras

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)DESCASO! A antiga linha de transmissão Gilbués/Santa Filomena, uma espécie de "quebra galho", está nessa situação

Conforme denunciamos na última terça-feira (12), há mais de uma semana dois fios de alta tensão estão caídos ao lado da PI-254 (estrada que liga Santa Filomena à BR-235, na altura da Fazenda Nova Fronteira), sem que a Eletrobrás Distribuição Piauí - que é muito ágil na hora de cobrar a fatura e cortar a luz dos pequenos consumidores - tome qualquer providência no sentido de reparar os danos causados por uma tempestade.

Como se não bastasse todo esse descaso por parte da Eletrobrás Piauí, a outra linha de transmissão, com igual potência de 34,5kV, implantada ainda nos anos 70, e que hoje serve como "quebra galho", também ameaça ser desativada a qualquer momento, fato que deixará às escuras milhares de consumidores dos municípios de Santa Filomena e Alto Parnaíba (MA).


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)
3(Imagem:1)
4(Imagem:1)Cadê a Eetrobras? Desde a última quarta-feira (13) que o poste caiu e a fiação de alta tensão está quase rente ao solo

Novo Problema
- Cerca de 18 quilômetros adiante, portanto a 40 quilômetros da zona urbana de Santa Filomena, já nas proximidades do lugar denominado “Ponta de Eixo”, um poste da Eletrobrás se quebrou na última quarta-feira (13), caiu e a fiação de alta tensão está quase rente ao solo, causando enorme risco às pessoas que transitam pela rodovia PI-254, que dá acesso a quase todas as fazendas agrícolas situadas no cerrado de Santa Filomena.

Segundo informações de proprietários da área, uma equipe de manutenção da Eletrobrás istribuição Piauí esteve no local, mas nada fez para tentar solucionar o problema.

Imagem: José Bonifácio/GP15(Imagem:José Bonifácio/GP1)
5(Imagem:1)
6(Imagem:1)Desligar a nova rede de distribuição Gilbués/Santa Filomena foi a 'solução' encontrada pela Eletrobrás Distribuição Piauí

Para que tanto investimento?
Apenas relembrando, a Eletrobras Distribuição Piauí construiu a maior linha de transmissão dos últimos tempos no estado, com extensão de 162 quilômetros, entre os municípios de Gilbués e Santa Filomena, inclusive com a construção de uma subestação em tensão de 34,5/13,8kV – 5/6,25MVA, já concluída e em operação.

O sistema Gilbués/Santa Filomena objetiva (?) melhorar o nível de tensão e a qualidade do fornecimento de energia elétrica para os municípios de Santa Filomena e Alto Parnaíba (MA), viabilizando a universalização do Programa Luz para Todos, cobrindo uma área total de 16.523 km2 – 75% da extensão territorial de Sergipe – e beneficiando cerca de 3 mil domicílios rurais.

Foram investidos recursos da ordem de R$ 7,3 milhões pelo Governo Federal, através do PLP. Porém, as obras do Programa em Santa Filomena estão paralisadas desde julho de 2012. E o que é pior; estamos no final de 2013 e só temos 13 km de rede do Programa Luz para Todos.


Imagem: José Bonifácio/GP17(Imagem:José Bonifácio/GP1)Prefeito, vereadores e o dep. Fernando Monteiro fazem cobranças ao diretor José Salan, dia 13/06/2013. Não adiantou!

Ora, se a Eletrobrás Piauí resolve desativar uma linha de transmissão desse porte, e tão cara, simplesmente porque 2 (dois) cabos se romperam, deixando dois municípios na iminência de sofrer “apagão”, nos dá a entender que o referido sistema elétrico está sendo desnecessário.

E se é assim que entendem os dirigentes da nossa concessionária, cabe a seguinte pergunta: para que mesmo o Governo Federal fez tanto investimento na região de Santa Filomena?

Com a palavra, a diretoria da Eletrobrás Piauí, que apesar das cobranças do prefeito Esdras Avelino, dos vereadores e do deputado estadual Fernando Monteiro, insiste em não instalar um Posto Avançado para atendimento presencial na cidade de Santa Filomena, conforme orienta o artigo 177 da Resolução 144 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário