quinta-feira, 14 de novembro de 2013

STTR escolhe seus delegados para o 6º Congresso Estadual dos Trabalhadores

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Trabalhadores rurais de Santa Filomena em Assembleia Geral com a presidente do STTR e representantes da FETAG/PI

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, realizou na manhã da última quarta-feira (13), uma Assembleia Geral para escolha dos delegados ao 6º CETTR (Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), que acontecerá em Teresina, no Atlantic City, durante os dias 05, 06 e 07 de fevereiro de 2014.

O evento, que reunirá cerca de 800 trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Piauí, e traz como tema “Mulheres e Homens do Campo fortalecendo o Movimento Sindical na Luta pela Valorização da Agricultura Familiar”, irá levantar questões, debater e deliberar ações e estratégias visando o fortalecimento e consolidação da agricultura familiar no Estado.

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
1(Imagem:1)
1(Imagem:1)
1(Imagem:1)A Assembleia ocorreu ao lado da sede própria do Sindicato, na sombra de uma árvore, com dezenas de trabalhadores

A mesa da Assembleia Geral esteve composta pelos seguintes sindicalistas: Manoel Simão Reinaldo Gomes (diretor de assalariados e assalariadas da FETAG/PI), Maria José Ribeiro de Sousa (coordenadora do pólo regional da FETAG/PI - Curimatá) e Rosimaura Alves de Sousa (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Filomena).

Em seguida, foi lido o documento básico que será discutido no próximo Congresso Estadual de Trabalhadores Rurais. Entre os temas a serem abordados, a “Contextualização dos impactos do avanço do Capitalismo no Campo”, especialmente na região dos Cerrados, onde, segundo o documento, “remete a refletir sobre o papel das instituições do Estado, a exemplo do INTERPI, sem a mínima condição operacional para solucionar a problemática”.


Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)Ao final da Assembleia são apresentados os delegados titulares/suplentes ao 6º CETTR, de 5 a 7 de fevereiro de 2014

Os escolhidos para delegados titulares e suplentes de Santa Filomena, no 6º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, respeitando as cotas determinadas, foram: Maria da Glória Pereira de Carvalho e Normalice Nazário de Sousa (Mulher); Maira Damiana Alves de Sousa e Rosena Alves da Silva (Jovens); Rosimaura A. de Sousa e Cirene N. de Sousa (Meia Idade); e Antonio Ranolfo de Sousa e João Moreira Lopes (Terceira Idade).

Conforme foi destacado pelos diretores da FETAG/PI, o Congresso é de suma importância para a classe dos trabalhadores rurais, pois além de ser eleitoral, é essencialmente político.

Ou seja; vai analisar a situação política, social e econômica do País, e sobretudo do Piauí, tanto em relação à agricultura familiar, quanto ao desenvolvimento do sindicalismo rural. Dessa forma, deverá estabelecer algumas diretrizes para o movimento sindical durante os próximos anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário