sexta-feira, 9 de março de 2012

Escolas de Santa Filomena terão gêneros da agricultura familiar na merenda

A Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí (SEDUC) deverá realizar nos próximos dias em Santa Filomena, no sudoeste do Estado, uma reunião técnica para elaborar chamada pública objetivando a aquisição de gêneros da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação (PNAE), em cumprimento à Lei N° 11.947, de 16 de junho de 2009.

A informação é da Gerente Regional de Educação, professora Rosivânia Ribeiro dos Santos, que através da supervisora Iglésia Maria Lustosa Nogueira Rocha está solicitando do EMATER (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí) o mapeamento dos gêneros alimentícios produzidos pela Agricultura Familiar no município.

De acordo com a lei, pelo menos 30% do valor do repasse da merenda escolar deverão ser gastos com produtos provenientes das pequenas propriedades rurais. Estarão se adequando à Lei Nº 11.947 as seguintes escolas: Unidade Escolar Professor Lourenço Filho, Unidade Escolar Professora Delfina Sobreira Queiroz e Educandário São José.

Esse procedimento aumenta a renda dos agricultores. Além disso, inclui produtos da época no cardápio, agregando ao valor nutricional a qualidade e a variedade dos alimentos ofertados, fundamental para o desenvolvimento dos estudantes.

Cerca de 700 alunos atendidos pela rede pública estadual de ensino na zona urbana de Santa Filomena, localizada na região do cerrado piauiense, poderão melhorar o desempenho escolar depois do acesso à boa alimentação, proveniente da agricultura familiar local. Para chegar a essa realidade, a secretaria estadual de Educação, por meio da 15ª GRE/Corrente e com o imprescindível apoio do EMATER, deverá mobilizar, conscientizar e capacitar pessoas da região para trabalhar com o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Os alunos normalmente recebem uma refeição balanceada, com alimentos próprios do cardápio brasileiro. A medida visa reforçar a alimentação escolar com produtos da agricultura familiar, como: ovos, galinha caipira, arroz, farinha, carne, mandioca, leite, doces, sucos naturais, frutas (caju, melancia, abóbora, banana, laranja, mamão e goiaba), verduras, legumes e outros produtos que poderão ser adquiridos.

Em Santa Filomena, município piauiense onde a agricultura familiar tenta sobreviver, devido ao crescimento do agronegócio, esses produtos ainda podem ser encontrados no meio rural, mesmo sendo em pequenas quantidades, sobretudo nas comunidades Baixão Fechado, Lagoa, Vale do Taquara, Almécegas e Cabeceira do Angelim.

Com a implantação desse programa, a agricultura familiar – cultivo da Terra por pequenos proprietários rurais, tendo como mão-de-obra o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal, que utiliza trabalhadores contratados – poderá ganhar mais força, visto que os produtores se sentirão estimulados em promover o plantio, sabendo que seu produto terá um destino certo, evitando perdas de produção e despesas gastas com o escoamento da mesma.

Um comentário:

  1. Meus amigos, mais uma vez, fico feliz por ver uma iniciativa de alto valor contemplar os interesses do povo filomenense.
    Com o apoio da EMATER, estou vendo, mais uma vez, a capacitação em andamento. Desta feita, para viabilizar o fornecimento de alimentos produzidos em pequenas propriedades rurais para a merenda escolar do município.
    Vantagens?!
    - A municipalidade deixa de utilizar seus poucos recursos para pagamento de grandes fornecedores, via de regra, muito bem instalados nas grandes cidades.
    - As crianças recebem alimentos frescos e de qualidade diretamente da horta.
    - Considerando as vantagens nem vou comentar a possível redução de custos.
    - E ressalto, ainda, como importante, a valorização dos pequenos produtores.
    Aos filomenenes meus parabéns!!!
    Ha! E a propósito... em Alto Parnaíba existe algum projeto semelhante em andamento?

    ResponderExcluir