sábado, 2 de julho de 2011

Telecentro Comunitário de Santa Filomena já está em funcionamento

Telecentro Comunitário de Santa Filomena (PI) já está em
funcionamento, com 10 computadores conectados à Internet
Em parceria com o Ministério das Comunicações, a Prefeitura Municipal de Santa Filomena implantou o Programa Inclusão Digital com a instalação do primeiro espaço público provido de computadores conectados à Internet em banda larga. Por essa razão, a Secretaria Municipal de Educação comunica à comunidade filomenense que o Telecentro Comunitário já está em pleno funcionamento.

O objetivo principal do Telecentro Comunitário é promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos de núcleos urbanos como Santa Filomena, no sudoeste do Piauí.

Entre as diversas atividades que podem ser desenvolvidas no âmbito da inclusão digital pela comunidade local, no Telecentro, destacamos as seguintes: Uso livre dos equipamentos; Acesso à internet; Cursos de informática básica; Curso de navegação na Internet; Uso preferencial de softwares de plataforma aberta e não proprietária, conforme as diretrizes do Governo Federal; Realização de oficinas de capacitação e outras oficinas disponíveis no Telecentro; Produção e compartilhamento de conhecimento coletivo (conteúdos produzidos a partir das capacitações); Realização de atividades sócio-culturais para mobilização social e/ou divulgação do conhecimento; e Oficinas de alfabetização digital.

Mais de 200 pessoas cadastradas no Telecentro, reduzindo
a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos
O espaço fica junto à Prefeitura Municipal e está em funcionamento desde a última segunda-feira (27). No local, dez computadores com acesso a internet e impressora, à disposição da comunidade. Eles foram entregues à Prefeitura pelo Ministério das Comunicações.

A proposta do Governo Federal é que cada cidade brasileira, independentemente do número de habitantes, tenha ao menos um Telecentro Comunitário, cujas atividades deverão ser fiscalizadas por um Conselho Gestor, formado por representantes da Secretaria Municipal de Educação, das Instituições de Ensino de Santa Filomena e do Magistério Público Estadual, além de Associações de Moradores.

O monitor responsável pela operacionalização do Telecentro, Roberto Zanoso Missaggia Sena, destacou a importância da inclusão digital para toda a população. “Estou muito feliz por fazer parte de um projeto tão grandioso, já que a informática é atualmente o carro-chefe para o desenvolvimento de qualquer atividade. Espero que a sociedade filomenense aproveite bem a oportunidade que está sendo oferecida", disse.

O Telecentro Comunitário de Santa Filomena está aberto à comunidade, ainda em período de cadastramento, funcionando pela manhã (8h30 às 11h30) e à tarde (14h30 às 17h30), de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário