quarta-feira, 13 de julho de 2011

Jovens da Paróquia de Santa Filomena recebem o "Sacramento da Crisma"

Jovens recebem o Sacramento da Crisma, em missa presidida
por Dom Ramón López, bispo de Bom Jesus do Gurguéia (PI)

Em cerimônia realizada na noite de ontem, terça-feira (12), na Igreja Matriz de Santa Filomena (PI), 88 jovens da comunidade receberam o sacramento da Crisma. A Missa foi presidida por Dom Ramón López Carrozas (Bispo Diocesano de Bom Jesus do Gurguéia) e co-celebrada pelo Padre José Manoel Águila Martins.

O Sacramento da Crisma é o resultado de uma opção consciente do jovem cristão, uma confirmação daquilo que ele recebeu no batismo. Pelo batismo ele foi introduzido na comunidade cristã, enquanto que pelo Sacramento da Confirmação ele pessoalmente realiza esse ingresso, levando em conta que o mesmo é o Sacramento dos que já chegaram a uma certa maturidade na fé.

Durante um ano os 88 jovens se prepararam para a celebração
com as catequistas Inácia Luíza Nogueira e Mária Brito Nogueira
Em sua homilia Dom Ramón destacou que o sacramento do crisma não é apenas confirmação do batismo, mas sim a continuidade daquilo que já recebemos no batismo. Em síntese, disse ainda que no batismo já recebemos a graça de Deus e que pelo sacramento do Crisma cada um é selado com os dons do Espírito Santo, para ser corajosamente testemunha de Jesus Cristo ressuscitado.

Durante um ano esses jovens se planejaram na catequese para receberem o Sacramento da Crisma, numa celebração muito bem preparada, sob a orientação do pároco José Manoel e coordenação do bispo Dom Ramón, que com suas palavras de Pastor, exortou a todos os crismandos a demonstrarem - a partir do comprometimento - os dons que cada um recebeu.

A celebração foi, sem nenhuma dúvida, um momento de graça na vida dos crismandos e familiares que demonstraram o carinho para com eles através da participação numerosa na Igreja de Santa Filomena, que recebeu cerca de trezentas pessoas, incluindo crismando, pais, padrinhos e convidados.

Presidida por dom Ramón e có-celebrada pelo pároco José Manoel,
a cerimônia alegrou a crismandos, pais e padrinhos/madrinhas
Cabe aqui um registro e o reconhecimento especial às catequistas Inácia Luíza Nogueira e Márcia Brito Nogueira, que se empenharam para prepararem bem os jovens para um momento especial também na vida da Igreja Católica em Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, uma das cidades mais distantes da capital estadual.

Peçamos ao Espírito Santo que ilumine a existência de todos os crismandos, a fim de que se comprometam verdadeiramente com a Igreja. E aos nossos catequistas, rogamos para que continuem colaborando com o crescimento espiritual e social na vida de cada catequisando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário