segunda-feira, 4 de julho de 2011

Devotos fazem oração às Almas Benditas, Sabidas e Entendidas


Devotos das Almas Benditas rezam na localidade
Barreiras, zona rural de Santa Filomena (PI)
Toda primeira segunda-feira de julho acontece uma verdadeira romaria rumo à localidade Barreiras, distante nove quilômetros da zona urbana de Santa Filomena (PI), para participar da “Reza das Almas”. Lá os fiéis fazem orações, acendem velas e pagam seus juramentos religiosos no cruzeiro que fica na frente da Capela. 


Na manhã de hoje, 04 de julho, centenas de pessoas compareceram ao lugar já consagrado pelos católicos, onde assistiram à missa celebrada pelo pároco José Manoel Águila Martins e rezaram o tradicional terço das Almas. 


São peregrinos vindos de Santa Filomena (PI) e de Alto Parnaíba (MA), principalmente. Mas há aqueles que vêm de lugares bem distantes, como o aposentado João Nogueira Avelino (Bazim), residente em Dianópolis (TO), que percorreu quase 900 km somente para cumprir promessa.


João Nogueira Avelino (Bazim) viaja todos os anos
quase 900 quilômetros só para pagar promessa
A reza das Almas nas Barreiras é um costume deixado pelo casal Deocleciano José da Silva e Izidora Maria da Conceição. Segundo Luciana Maria da Silva, 75 anos de idade, a adoração foi recomendada por um senhor chamado Roberto e sua esposa Joana, que teria doado a imagem de uma santa à garota Ana Maria da Silva, provavelmente no início do século passado.


Após a morte de Deocleciano José e de Izidora Maria, a tradição vem sendo mantida graças ao esforço dos filhos e netos de Dona Luciana Silva, que admitem faltar infraestrutura no local, capaz de acomodar melhor os romeiros. 
      
A romaria é uma tradição que vem sendo mantida
por Dona Luciana Silva, filhos e netos
“Precisamos receber melhor os fiéis. Mas isso aqui não é nosso, é da comunidade católica, e vai durar para sempre. Portanto, acho que os devotos devem colaborar mais nesse sentido”, afirmou Antonio da Silva Lustosa (Tonheira), um dos atuais organizadores da festividade.
As Santas Almas, apesar de serem tidas como fé católica, passou a ser a fé de todos aqueles que erguendo os olhos para os céus, gritam por oportunidade ou socorro em momentos de aflições.
Existem várias novenas conhecidas, ligadas as almas: a das Treze Almas, a das Nove Almas,  a das Almas Aflitas e  a das Almas Abençoadas.  Mas em todas o fundamento é um só: a súplica por uma interferência delas junto a Deus por terem sido encarnadas e saberem o que é ser uma pessoa humana, com as dificuldades de sobrevivência.

Um comentário:

  1. olha Bonifácio ,, achei o máximo essa matéria ,,,apesar dos destinos da vida nos distanciar das nossas origens ,,parabenizo essa ideia de nao deixar acabar essa grande devoçao dos católicos para com as ALMAS SANTAS....

    ResponderExcluir