sábado, 16 de julho de 2011

III Conferência Municipal de Saúde é realizada em Santa Filomena (PI)

Autoridades, servidores e populares ouvem, apontam erros e
apresentam propostas que visam ampliar o acesso ao SUS
O município de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí, realizou ontem, sexta-feira (15), na Câmara Municipal, a III Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.

Apontar erros e apresentar propostas que ampliem o acesso ao SUS, rumo à 14ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília (DF), que deverá ser realizada no final de dezembro. São essas discussões que vão servir para a construção de políticas mais eficazes e abrangentes do nosso tão combatido SUS, maior plano de saúde do mundo, mas que precisa avançar bastante em questões como acessibilidade, resolutividade e humanização.

O evento teve início com a execução do Hino Nacional e, logo após, o prefeito Esdras Avelino Filho (PTB) falou da importância do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, os avanços obtidos e parabenizou todos os participantes pela presença na Conferência.

Prefeito Esdras Avelino Filho (PTB) e os conferencistas da
III Conferência de Saúde do Município de Santa Filomena
Em seguida falou o médico Carlos Augusto de Araújo Braga, que convocou a comunidade a participar do evento, já que praticamente todos os brasileiros são usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Ademais, a secretária municipal de Saúde, Geni Helane Brito Braga, declarou aberta oficialmente a III Conferência Municipal de Saúde de Santa Filomena.

Logo depois, a composição da Mesa foi desfeita, exibido um vídeo com as palavras do presidente do Conselho Nacional de Saúde e coordenadora geral da Conferência Nacional de Saúde e lida a programação, pela enfermeira e coordenadora da Conferência, Gisele Cristine Serra Campos, tendo como relatora a assistente social Elízia Lustosa de Sousa.

O ciclo de palestras teve início com o tema “Todos usam o SUS!”, apresentado pelo médico Carlos Braga, que fez uma breve explanação sobre como era o atendimento médico há 20 anos e como se dá agora, após o surgimento do SUS, que veio como uma conquista popular para atendimento universal. O Dr. Carlos Braga destacou ainda a importância dos Conselhos Municipais, inclusive o de Santa Filomena, sua composição e participação deliberativa.

Floraci: "Sou agente comunitária de saúde há 20 anos, com orgulho"
Sobre o tema “Acesso e Acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”, a enfermeira Gisele Cristine Serra Campos demonstrou através de vídeo um pouco do serviço ofertado pelos trabalhadores do SUS, que é Universal e deve ser estendido a todos os brasileiros que contribuem com seus impostos e assim mantêm o Sistema em funcionamento. Gisele Campos finalizou sua brilhante apresentação fazendo referência às doutrinas do SUS, que são a universalidade, a integralidade e a equidade.

No terceiro e último tema, “Política de saúde na seguridade social, seguindo os princípios na integralidade, universalidade e equidade”, o enfermeiro Aluísio Lustosa de Sousa dissertou acerca das questões referentes à política de saúde na seguridade social, que se configura em um conjunto de ações dos poderes públicos e da sociedade, garantido pela CF de 1988.

Dando continuidade, a enfermeira Rita de Cássia Pinheiro Alves cobrou mais participação da comunidade no controle social e fez uma retrospectiva em torno do processo político histórico, dentro desse movimento de participação popular no Brasil.

Floraci com a coordenadora Gisele e ao lado da secretária Geni Helane
Terminada a apresentação dos temas, tive início o debate propriamente dito, com o surgimento de diversificados questionamentos vindos da plenária, oportunidade em que perguntas foram lançadas, debatidas e elucidadas. Dentre as muitas indagações, houve aquelas direcionadas à qualificação dos serviços prestados, à valorização dos trabalhadores em saúde e à melhoria do serviço público de saúde prestado em Santa Filomena.

Por último, a conferencista Floraci Maria da Silva Lima (Agente de Saúde na cidade de Imperatriz – MA) ressaltou a importância da Conferência, enfatizando o papel do cidadão na fiscalização da aplicação dos recursos através do Conselho Municipal de Saúde, com caráter propositivo e deliberativo. “Para fazer o controle social não precisa ser conselheiro, basta usufruir do SUS, da política de saúde, da previdência social e da assistência social, no sentido de ajudar na melhoria da oferta dos serviços”, disse.

Floraci Lima é agente comunitária de saúde há 20 anos e conselheira de saúde desde 2005, em Imperatriz (MA). Já esteve em três Conferências Nacionais de Saúde (BRB), em cinco Conferências Estaduais (S. Luis) e em oito Conferências Municipais (Imperatriz). E em todas elas participou na condição de Delegada.

Após debates, grupos apresentam as propostas que serão
levadas à Conferência Estadual de Saúde em Teresina
Em ato contínuo, foram formados 3 grupos paritários de debates, onde se estabeleceu meia hora de tempo para eleição dos Delegados e apresentação das propostas, que serão levadas à Conferência Estadual, a qual deverá ocorrer no mês de setembro, em Teresina.

Entre as proposituras, estão: acesso gratuito a exames de mamografia e ultrassonografia, redução da carga horária dos profissionais em saúde, criação de mais uma equipe do PSF, construção do Hospital Municipal e a correta destinação do lixo hospitalar.

Para Delegados à Conferência Estadual foram escolhidos: Helma Martins Alves (titular) e Rita de Cássia Pinheiro Alves (suplente), representando a Gestão de Saúde; Patrícia Alves (titular) e Doralice Lopes dos Santos (suplente), como servidoras da saúde; e na qualidade de usuários do SUS, Antonio Santos de Sousa Silva e Lúcia Maria Nunes Lopes (titulares) e Reginaldo Pires de Carvalho e Maria da Glória Pereira de Carvalho (suplentes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário