Em reunião na sede do Departamento Nacional da Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília/DF, na manhã da última quarta-feira (09/09), o governador Wellington Dias (PT) e o secretário estadual dos Transportes, Guilhermano Pires, traçaram um planejamento de todas as obras executadas pelo órgão no estado do Piauí. A novidade, segundo Dias, é a retomada da obra de alargamento das BRs 316 e 343, nas saídas da capital, Teresina, em até 30 dias.
O governador Wellington Dias comunicou ao DNIT sobre o contrato de empréstimo formalizado pelo Governo do Piauí junto ao Banco do Brasil. "É um investimento de aproximadamente R$ 170 milhões que, para ser retomado, precisava de entendimento com o Dnit", argumentou.
Imagem: CComO governador Wellington Dias e o secretário Guilhermano Pires (Setrans) estiveram ontem na sede do DNIT, em Brasília
E a estrada Gilbués/Santa Filomena (subtrecho da BR-235/PI), como não poderia deixar de ser, esteve na pauta do governador piauiense. Para Wellington Dias, “Um gargalo é a obra da BR-235, no trecho de Gilbués a Santa Filomena. Faltam apenas 10 quilômetros e o Estado do Piauí busca solução para novo convênio, incluindo a ponte sobre o Rio Parnaíba”.
Iniciada em 20 de janeiro de 2012, a partir da BR-135, entre as cidades de Gilbués e Monte Alegre, no sentido Santa Filomena, a implantação e pavimentação da estrada Gilbués/Santa Filomena (BR-235/PI), com 130,2 quilômetros de extensão, foi orçada em R$ 122 milhões.
Imagem: DNITProjeto da primeira ponte estaiada sobre o Rio Parnaíba; faltam "apenas" o dinheiro e a burocrática liberação do IBAMA
Passados quase quatro anos, o governador Wellington Dias tenta um aditamento ao redor de R$ 30 milhões, objetivando a construção da ponte entre Santa Filomena e Alto Parnaíba (MA), bem como a implantação de 4 quilômetros do anel viário, desde o Rio Parnaíba até a MA-006.
Pelas informações que temos, a ponte de Santa Filomena está orçada em aproximadamente R$ 22 milhões. Já o anel viário de Alto Parnaíba, com quatro mil metros, custará R$ 8 milhões.
NÃO ENTENDI... Como pode a obra ser interrompida exatamente após a liberação de R$ 15,2 milhões? Muito estranho!!!
De acordo com o PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, do valor total de R$ 122.290.979,33 foram liberados R$ 114.267.933,00. Resta um saldo de R$ 8.023.046,33 (Oito Milhões, Vinte e Três Mil, Quarenta e Seis Reais e Trinta e Três Centavos). Conforme a CGU (Controladoria-Geral da União), a última liberação aconteceu em 31/12/2014, no montante de R$ 15.200.000,00.
Entretanto, parece que o Governo do Piauí/SETRANS (Convenente), que recebe o repasse do Ministério dos Transportes, via DNIT (Concedente), ainda deve à Construtora Sucesso.
Se isso for verdade, imploramos que a SETRANS procure sanar tal dívida com a Construtora.
Fonte: Com informações da CCom/PI
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