sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Moradores do Povoado Matas prometem festa para a chegada do asfalto

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Distante 40 km da cidade de Santa Filomena, moradores do Povoado Matas estão saindo do isolamento, que parecia eterno

Os moradores do povoado Matas, a 91 quilômetros de Gilbués e a 40 quilômetros de Santa Filomena, não conseguem mais esconder a euforia com a proximidade da chegada ao local do asfalto da BR-235, a conhecida estrada Gilbués/Santa Filomena.

Um dos mais populosos do município de Santa Filomena, o povoado abriga mais de 300 moradores e uma das mais importantes jazidas de calcário da região, capaz de atender à demanda por cerca de 100 anos. O difícil acesso, no entanto, dificultava a comercialização do produto, indispensável na correção do solo das fazendas dos cerrados.

“Isso aqui é muito isolado”, reconhece Maria Expedita, 48 anos e dona de uma pequena venda de comida caseira, no Bairro dos Nazários, à saída para Gilbués. “Moro aqui há quinze anos e a vida é sempre essa aqui, parada, muito devagar”.

Imagem: Paulo Barros2(Imagem:Paulo Barros)
Maria Expedita, dona de uma venda de "Comida Caseira", bota muita fé de que a vida no Povoado Matas vai melhorar muito

Expedita, no entanto, tem uma certeza: a chegada do asfalto vai mudar completamente não só a sua, mas a vida de todos os moradores da comunidade. “Eu boto muita fé nessa estrada. Tenho certeza que a vida vai melhorar muito”.

Com as obras chegando à sua porta, ela reconhece que alguma coisa já mudou no Povoado Matas. “De uns dias para cá, o movimento vem aumentando, de repetente apareceu mais gente e comecei a vender mais”.

Maria Expedita, como a maioria dos moradores do Povoado Matas, nunca acreditou que a estrada fosse feita. “Aqui ninguém acreditava, achava que era só conversa de político, mas a estrada taí, chegando”.

Fonte: Francisco Leal (http://www.piaui.pi.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário