terça-feira, 6 de agosto de 2013

Paróquia de Santa Filomena realiza o 157º festejo em exaltação à padroeira

Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:1) Instituída em 1856, Paróquia de Santa Filomena realiza o 157º festejo em comemoração à Padroeira que deu nome à cidade

A Paróquia de Santa Filomena, situada no sudoeste do Piauí, deu início às comemorações de sua padroeira na manhã desta terá-feira (06/08). A festa começou às 4 e meia, com alvorada e queima de fogos, seguidas de café da manhã compartilhado, servido na Barraca da Igreja.

Segundo relatos históricos, a Paróquia foi instituída em 1856, fazendo elevar a Vila de Santa Filomena à categoria de Distrito, por força da Lei Provincial nº 413, de 09 de janeiro de 1856. Assim sendo, está realizando o 157º festejo em comemoração à Padroeira, Santa Filomena.


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Altar da Igreja de Santa Filomena, representando a rocha sobre a qual Jesus foi sacrificado pela redenção da humanidade

Com o tema central “Sacramentos, sinais da presença de Cristo e da nossa missão”, os católicos e devotos de Santa Filomena estarão reunidos todas as noites, no período de 06 a 15 de agosto, para celebrar Santa Filomena, padroeira da cidade mais ocidental do Piauí.

As missas da novena, celebradas pelo Padre Izaias, acontecerão no Santuário de Santa Filomena. A abertura será logo mais às 19h30, com a participação de todos os Bairros e imagens representando as capelas do Bom Jesus da Lapa, do Bairro São João, do Bairro Primavera (Sagra Família), da Imaculada Conceição e, ainda, a Bandeira do Divino.


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Coreto da Praça Barão de Paraim, conhecido como "Barraca da Igreja", um dos pontos de encontro da comunidade católica

A imagem peregrina de Santa Filomena percorrerá toda a cidade durante o Festejo. Todo dia estará em um bairro diferente e, às 18h45 será conduzida em procissão à Igreja Matriz.

A Finalidade religiosa e social é fazer do Festejo um momento de animar a fé e renovar a esperança, com um renovado ardor missionário, a fim de que possamos viver em comunhão. O objetivo financeiro é colocar em funcionamento o CISEC - Centro de Integração Social e Cultural, fortalecer as Pastorais e prover do necessário o veículo à disposição da Paróquia.

A organização do 157º Festejo de Santa Filomena contará com as seguintes equipes: Organização Geral (Pe. Izaias, Márcia Nogueira, Inácia, Gilberto Matos e Moisés Espinar); Coordenação das Barracas (Kilson, José Antonio, Paulo Sérgio, Gilberto, Moisés Espinar e Ceir Filho); Liturgia e Canto (Lucília Maia, Antonio Lustosa, Kilson, Júlia Pimentel, Margareth, Creusa, Solange, Ana Joaquina, Poliana, Júnia, Larissa, Andressa e Cláudia Queiroz); Som e Comunicação (Tony Santos e Paulo Maria); Ornamentação (Carmem, Zildamaria, Wanda, Cládia Queiroz, Maria Aci e Gracinha); Dimensão Social (Sílvia Avelino, Margareth Nogueira, Vânia Alencar, Maria Izabel, Ana Lúcia Pereira e Gislane Silva); Equipe de Acolhida (Grupo de Jovens); e Operação de Data-Show (Isaac Abraahão).


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Visão noturna da Praça Barão de Paraim (Praça da Matriz), a partir do ponto em que estão instaladas as tendas (Barracas)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE NOITEIROS DO FESTEJO DE SANTA FILOMENA 2013:

Dia 06, Terça – Bairro Bela Vista, Matriz e Prefeitura Municipal; Dia 07, Quarta – Bairro São João, Pastoral da Criança e Conselho Tutelar; Dia 08, Quinta – Bairro Primavera (Sagrada Família); Dia 09, Sexta – Novo Horizonte, Boa Esperança II, Esportistas, Câmara e Polícia Militar; Dia 10, Sábado – Apostolado da Oração e Secretaria Municipal de Assistência Social; Dia 11, Domingo – Jovens, Boa Esperança I, Dizimistas e Comunidade de Alto Parnaíba; Dia 12, Segunda – Bom Jesus, Catequistas, Secretarias de Educação e de Saúde; Dia 13, Terça – Centro, Terço dos Homens e Comerciantes; Dia 14, Quarta – Vaqueiros e Comunidades Rurais; Dia 15, Quinta – Produtores do Cerrado, Filhos da Terra, Filomenos e Filomenas.


Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Visão diurna da Praça Barão de Paraim, onde se percebe que todo o seu entorno acaba de receber pavimentação asfáltica

O encerramento do Festejo ocorrerá com a Procissão, dia 15 (quinta-feira), a partir das 18h00, percorrendo ruas e avenidas, seguida de missa campal, em frente ao Santuário.

Novidades – Além do asfaltamento do entorno da Praça Barão de Paraim (Praça da Matriz) e parte da Avenida Barão de Santa Filomena, onde não havia calçamento, o festejo de Santa Filomena 2013 terá 22 tendas, em vez de barracas de palha. Após a missa de encerramento, na quinta (15), haverá um Bingo, valendo 01 Bicicleta, 01 Micro-Ondas e 01 Moto Fan 125.

Nenhum comentário:

Postar um comentário