domingo, 25 de agosto de 2013

Município de Santa Filomena já recebeu a segunda máquina do Governo Federal

Imagem: José Bonifácio/GP11(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Prefeito Esdras Avelino Filho recebendo a segunda das cinco máquinas a serem doadas ao município pelo Governo Federal

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizou na manhã da última sexta-feira (23), no Parque de Exposição "Dirceu Arcoverde", situado na BR-343, à altura do km 10 da estrada de Teresina/Altos, mais uma solenidade de entrega de máquinas aos municípios do Piauí, beneficiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal.

Após várias mudanças de data, por problemas na agenda presidencial, a delegacia do MDA no Piauí havia confirmado que a Presidente estaria em Teresina no último dia 16. Só que a data foi mudada mais uma vez. Novamente, Pepe Vargas veio e fez a entrega das máquinas.
 
 Imagem: José Bonifácio/GP12(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Vice governador Zé Filho representando o governador Wilson Martins, que se achava em reunião da SUDENE, em Maceió

A cerimônia de entrega contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, do vice-governador Zé Filho, do senador Wellington Dias, de deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores, além de outras autoridades estaduais e municipais.

Também esteve presente ao evento o prefeito de Santa Filomena, Esdras Avelino Filho (PTB), município que acaba de ser contemplado com uma Motoniveladora (Patrol). O gestor filomenense estava junto com os vereadores Cristóvão Das Soares (PSB), José Bonifácio Bezerra (PCdoB), Reginaldo Pires de Carvalho (PP) e Renato Vieira Miranda (PTB).
 
Imagem: José Bonifácio/GP13(Imagem:José Bonifácio/GP1)
Pepe Vargas faz alerta aos prefeitos: "Vocês agora terão todas as condições de construir e reformar as estradas vicinais"

Os 200 municípios piauienses foram beneficiados com 265 equipamentos, sendo 132 máquinas (48 pás-carregadeiras, 74 motoniveladoras e 10 retroescavadeiras) e 133 caminhões (100 caminhões caçamba e 33 caminhões pipas). Santa Filomena, município localizado no sudoeste do Piauí, que em junho passado ganhou a retroescavadeira, ainda falta receber a pá-carregadeira, o caminhão caçamba e o caminhão pipa.

Serão cinco equipamentos a serem entregues a cada município, incluindo caminhão pipa e caçamba, retroescavadeira, pá carregadeira e motoniveladora, valendo mais de R$ 2 milhões.

Essa ação do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, reforça o atendimento à população que vive e trabalha no campo, já que essas máquinas deverão ajudar na recuperação e construção de estradas vicinais, assim como na abertura de açudes e poços, facilitando a vida do agricultor familiar e, consequentemente, diminuindo os efeitos da seca nos municípios, melhorando as condições de convivência com o Semiárido.
 
Imagem: José Bonifácio/GP14(Imagem:José Bonifácio/GP1)
O município de Santa Filomena deve receber ainda, até o final de outubro, a pá carregadeira, a caçamba e o caminhão-pipa

Em seu discurso, o ministro
Gilberto José Spier Vargas, conhecido como Pepe Vargas chamou novamente à atenção os prefeitos municipais sobre o bom uso desses valiosos equipamentos. "Vocês agora terão todas as condições de construir ou reformar as estradas vicinais", afirmou.

Perguntado sobre como será a utilização dessas máquinas no município de Santa Filomena, o prefeito Esdras Avelino respondeu o seguinte: "Ainda em setembro estaremos iniciando a recuperação das nossas estradas vicinais, começando pelo Riozinho, a partir do Brejo das Meninas, por ser a região mais distante e em piores condições de deslocamento".
 
Fiscalização - A Controladoria Geral da União (CGU) e o MDA estão fiscalizando o uso das máquinas entregues pelo Governo Federal aos municípios. Segundo o delegado do MDA/PI, Pedro Calisto, as inspeções servem para verificar se os equipamentos estão sendo usados para refazer estradas, construir barreiros e barragens, entre outras especificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário