quarta-feira, 24 de abril de 2013

Rede estadual do sul do Maranhão aderiu à Greve Nacional de Professores

Imagem: ReproduçãoProfessores dizem que seus salários estão aviltados e que os governantes se negam a pagar o piso do magistério(Imagem:Reprodução)Professores afirmam que os seus salários são aviltantes e que os governantes se negam a pagar o piso do magistério

A rede estadual em Alto Parnaíba, Balsas, Tasso Fragoso e outras cidades situadas no sul do Maranhão aderiu à paralisação nacional de professores que começou ontem, terça-feira (23), e vai até amanhã, quinta-feira (25). As reivindicações são por piso salarial, plano de carreira, condições de trabalho e profissionalização dos funcionários da rede pública de ensino.

O motivo principal da paralisação durante 03 (três) dias é a luta pela aprovação do Estatuto do Educador - instrumento importante que objetiva melhorar os indicadores educacionais do Maranhão, a partir da valorização dos profissionais do magistério -, que o governo vem postergando desde a última greve da categoria, que aconteceu ainda no início de 2011.

A proposta revisada do novo Estatuto do Educador foi enviada pela Seduc à Casa Civil, que deve encaminhar à Assembleia Legislativa do Maranhão até a semana que vem, conforme informou o secretário Fábio Gondim, na última segunda-feira, dia 22. O texto final do Estatuto do Educador ainda não foi enviado para Assembleia Legislativa por conta de adequações.

Imagem: Raildson RochaAlunos (Imagem:Raildson Rocha)Alunos do Centro de Ensino Vitorino Freire se unem aos professores e apoiam a GREVE NACIONAL DE PROFESSORES

O documento foi enviado para a Casa Civil, que deve encaminhar à Casa Legislativa até a próxima semana”, segundo explicou Gondim, reforçando que o Governo do Maranhão irá viabilizar a implantação do Estatuto do Educador o mais rápido possível.

Os professores querem eleição direta para diretor de escola; nomeação dos excedentes do concurso realizado em 2009; realização de concurso público amplo, com vagas suficientes para contemplar a necessidade de professores, especialistas e funcionários das escolas; equiparação salarial entre efetivos/contratados e melhores condições de trabalho.

Mobilização em Alto Parnaíba - Conforme a professora Inácia Luíza Lustosa Nogueira postou numa rede social, os professores do Centro de Ensino Vitorino Freire, única escola estadual na cidade de Alto Parnaíba e que aderiu 100% à Greve Nacional de Professores, estarão mobilizados hoje no “Calçadão Vitória”, ao lado da Pça. Cel. Adolpho Lustosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário