No último dia 20 (sábado), a Fazenda Grão de Ouro, em parceria com as tradings Algar, Bunge e Cargil, e também com a APROFORTE (Associação dos Produtores da Serra da Fortaleza) e a Produtécnica Comércio e Representações (Balsas - MA), um Dia de Campo sobre novas Cultivares de Soja. O evento foi destinado a produtores e profissionais ligados ao setor agrícola, quando se discutiu as recentes tecnologias adaptadas ao sudoeste do Piauí.
A abertura do Dia de Campo ocorreu por volta das 9h30. Os participantes percorreram um circuito de estações. Técnicos apresentaram novas variedades de soja resistentes à seca, sendo que o público presente pode ver o desempenho de cada uma delas.
Imagem: Almir Rogério Michelan
Imagem: Almir Rogério Michelan
Imagem: Almir Rogério Michelan
A Fazenda Grão de Ouro está localizada no centro da Serra da Fortaleza, município de Santa Filomena, a 100 km da cidade de Santa Filomena e a 60 de Tasso Fragoso (MA).
Prejuízo de R$ 50 milhões – Segundo levantamento da Aproforte e da Produtécnica, devido à estiagem – do final de janeiro até o início de março –, os agricultores da Serra da Fortaleza deixaram de faturar 50 milhões de reais, entre soja, milho e arroz.
Imagem: Almir Rogério Michelan
Essa condição de veranico – ou “Seca Verde” – deixaram o setor agropecuário em um momento bastante crítico, haja vista a estiagem que se prolongou de 28 de janeiro a 14 de março de 2013, portanto 45 dias com baixíssima ocorrência de chuva.
A intensa irregularidade climática, ainda pouco comum no município de Santa Filomena, que apresenta a média pluviométrica anual acima dos 1.500 milímetros, obrigou o prefeito Esdras Avelino Filho (PTB) a decretar SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, conforme foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, na edição de 22/03/2013, à página 147.
Nenhum comentário:
Postar um comentário