quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Por causa de uma "canela", cidade fica 2 dias sem luz, água e telefone

Imagem: Smith CésarCanela(Imagem:Smith César)Por causa da não reposição desta "canela", a cidade de Alto Parnaíba (MA) passou 43 horas sem luz, água e telefone

Não bastassem as constantes oscilações e faltas de energia elétrica nas cidades de Alto Parnaíba (MA) e Santa Filomena (PI), vem mais este pequeno problema que se tornou grandioso, gigantesco. Tudo por causa de uma chave – ou “canela” – que se abriu no último domingo (11) por volta das 19h e só veio a ser religada às 13h50 de ontem, terça-feira (13).

Tudo isto aconteceu porque a CEMAR (Companhia Energética do Maranhão), que antes tinha escritório com funcionário capacitado para solução do problema dentro de minutos, hoje conta apenas com dois funcionários de uma empresa terceirizada que tem a incumbência de atender Alto Parnaíba e Tasso Fragoso, ambas com zona urbana e rural, o que é humanamente impossível, uma vez que existem localidades com mais de 100 km a serem atendidas.

“Diante do ocorrido, não restou outra opção: vários consumidores se dirigiram à Delegacia de Policia local, onde registraram boletins de ocorrência para assim buscarem seus direitos junto à Justiça”, conta o empresário Smith César Ascenso Rosa.

Segundo Smith César, o comerciante Armando Moreira Bastos, dono do Armazém e Peg-Pag Moreira, disse que para ele não restava outra opção, a não ser adquirir um grupo gerador ontem mesmo, senão perderia tudo novamente, haja vista que os seus frios vêm se estragando com as constantes quedas de tensão e interrupções de energia elétrica.

Imagem: Reproduçãosistemas(Imagem:Reprodução)O blecaute da Cemar prejudicou a distribuição de água pela Caema e a prestação do serviço de telefônia móvel pela Oi

Já os açougues estão evitando receber carnes no período da tarde, inclusive tentando mudar o horário habitual da matança para as manhãs. Assim, acreditam os açougueiros, mesmo que venha a faltar energia, há tempo para vender boa parte da carne no mesmo dia.

Outro serviço que vem sendo afetando e prejudicando alto-parnaibanos e filomenenses é o da prestadora de telefonia móvel OI, pois toda vez que oscila a energia o sinal cai. Ou seja; além de passarem mais de 42 horas na escuridão e no desconforto, usuários ficaram sem nenhuma comunicação, impedidos de fazer as suas reclamações por telefone fixo, celular ou internet.

“Ainda me chega ao final desta matéria uma reclamação dos moradores do bairro Santa Clara (Portelinha), de que a subestação ali instalada está dando descargas elétricas, causando inclusive vários danos materiais e prejuízos financeiros, sem falar em choques que alguns já receberam por lá. E o problema se agrava ainda mais devido à falta d’água”, diz Smith Cesar..

E arremata: “Só podemos dizer uma coisa: isso é mesmo uma lástima!”.

Fonte: Smith César Ascenso Rosa

3 comentários:

  1. Parabéns ao Smith pela matéria e ao Jose Bonifácio pela divulgação em seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Fonte: Folha Mistura Total

    ResponderExcluir
  3. O texto foi escrito por Smith Cesar. Apenas foi antes publicado no Blog Folha Mistura Total.

    ResponderExcluir