segunda-feira, 18 de abril de 2011

Município de Santa Filomena também recebeu ambulância do SAMU 192

A secretária estadual da Saúde, Lilian Martins, e o governador Wilson Martins entregaram na sexta-feira (15), as últimas 20 ambulâncias do SAMU, que aguardavam no CFAP a preparação das bases de apoio nos municípios.

A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak, reunindo parlamentares estaduais, federais e prefeitos. Receberam viaturas os municípios de Palmeirais, Canto do Buriti, Bom Jesus, Gilbués, Oeiras e Santa Filomena.

Lilian Martins explicou o motivo das 74 viaturas terem sido entregues em diferentes datas. “Ao longo de todo esse tempo nós tivemos que dividir essa entrega em etapas, tendo em vista as dificuldades que tínhamos, como o treinamento de pessoal e a criação das bases descentralizadas”, afirmou.

“Claro que vamos manter todo o custeio que haverá de ser repassado. O governo federal entra com 50%, o Estado, com 20% e os municípios, 30%”, explicou, afirmando que o compromisso maior agora é dos municípios.

A secretária Lilian Martins frisou que os prefeitos agraciados com as ambulâncias estavam recebendo as melhores viaturas do país, tanto de suporte básico como avançado. Ela garantiu a presença de médicos e enfermeiros onde tiver SAMU.

“Queremos com isso diminuir óbitos em qualquer lugar, além do tempo de permanência do paciente no hospital. Isso significa reduzir custos, problemas emocionais e possíveis sequelas dos pacientes por conta do atraso de tempo no seu atendimento”, ressaltou.

O governador Wilson Martins ressaltou o cuidado que a Saúde deve ter com a urgência. “Estamos concluindo hoje o programa de descentralização do programa de urgência e emergência, de fundamental importância para a população”, destacou.

Wilson Martins chamou a atenção para os acidentes de trânsito, principal causa de mortes. “Vivemos uma guerra. O SAMU vem para dar uma garantia no transporte de pacientes acidentados. É uma peça importante para dar cidadania para quem precisa da urgência. Não iria de forma irresponsável distribuir ambulância sem ter o pessoal treinado”, afirmou.

Hoje, o Piauí passa a ter quatro Centrais de Regulação Médica do SAMU 192, abrangendo 109 municípios. A população coberta pelo serviço ultrapassa dois milhões de habitantes.

A tão esperada ambulância de suporte básico do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) acaba de chegar a Santa Filomena, cidade posicionada no sudoeste do Piauí, distante 920 quilômetros de Teresina.

O serviço deverá ser iniciado dentro de alguns dias, após vistoria técnica de agentes do Ministério da Saúde. Segundo o prefeito Esdras Avelino Filho (PTB), assim que estiver tudo liberado, irá realizar a solenidade de inauguração.

A base, localizada no Posto de Saúde, sito à Rua Antonino Freire (esquina com a Rua Ângelo de Castro Rocha), conta com garagem para ambulância, banheiro, dormitório, cozinha e um cômodo para a limpeza e esterilização dos materiais utilizados nas emergências.

A equipe do SAMU 192 de Santa Filomena será formada por médico, enfermeira, auxiliares de enfermagem e motoristas, que prestarão à comunidade um serviço de forma humanizada. Os profissionais já estão realizando os treinamentos específicos para esse tipo de atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário