sexta-feira, 15 de abril de 2011

15 DE ABRIL: Dia Nacional da Conservação do Solo

O Brasil comemora hoje (15/04) o Dia Nacional de Conservação de Solo, lembrando a importância dos cuidados, principalmente no aumento da produtividade das lavouras e na redução dos impactos da erosão hídrica ou das pequenas estiagens.

Para o assistente técnico em solos da Emater-RS, engenheiro agrônomo Edemar Streck, práticas conservacionistas são fundamentos de saúde. Entre essas ações, estão o aumento da quantidade de palha na superfície, o plantio em nível e a rotação de culturas, além do terraceamento, de suma importância na contenção das enxurradas, mesmo sem plantio direto.

A rotação de Culturas aumenta a produção de resíduos. A palha reduz os processo erosivos, retendo a água da chuva e, consequentemente, minimiza o impacto de veranicos sobre a produção agrícola. Já o cultivo em nível reduz pela metade as perdas por erosão.

Streck destaca que 95% das lavouras de soja e milho são cultivadas em sentido de declive. "Isso facilita a perda de água, solo, sementes e fertilizantes, através dos sulcos abertos pelas semeadoras. Por isso, orientamos para que se faca o plantio em curvas de nível e, se não for possível, pelo menos que se realize o plantio em nível”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário