Já que o Poder Público não atendeu às reivindicações, cidadãos se juntam e constroem ponte no Rio Taquara |
Com 24,0 metros de
extensão, 5,8 metros de altura máxima e 3,5 metros de largura, a ponte sobre o
Rio Taquara, na localidade Ponta da Serra, distante 26 quilômetros da cidade de
Santa Filomena, finalmente está sendo concluída a ponte que vai ligar a fértil margem esquerda
do Taquara à BR-235/PI.
Na
verdade, a margem esquerda do médio e baixo Rio Taquara tem sido esquecida por
todas as administrações municipais de Santa Filomena. O último prefeito que
pelo menos manteve uma estrada trafegável entre o Fervedor e o Brejo do Curral
foi João Lustosa, há 18 anos, no tempo da Associação do Vale do Taquara, que
era presidida pelo saudoso Elison Lopes de Sousa. De lá para cá, nada mais; só restou abandono e esquecimento.
Iniciada há quase 4 anos, esta obra está orçada em cerca de R$ 50 mil, segundo o marceneiro "Guerrinha" |
Construída pelos
senhores Osnni Avelino Vianna, Juarês Pereira de Morais e Celso dos Santos
Alves (Guerrinha), com a ajuda dos vizinhos Marcelo Morais, Geraldo, Orlando e Bento,
além de alguns outros, a obra, segundo o marceneiro Guerrinha, está orçada em cerca
de R$ 50 mil. E ainda faltam as cabeceiras da ponte (cortes e aterros) e as
vias de acesso às moradias de Orlando, Pedro Lopes, Marcelo, Juarês, Bento,
Ricardo Lopes, Elismar, Damião, Mercês e da família de seu Ita, que
tanto sonhou com a ponte.
A ponte foi erguida com
poucos recursos financeiros e muita força de vontade, por iniciativa dos
cidadãos Osnni Avelino Vianna, Juarês Pereira de Morais e Itamar Lima Lustosa
(Seu Ita), com a ajuda de alguns amigos. A obra irá beneficiar a 'esquecida'
margem esquerda do Rio Taquara, ligando às localidades Barra dos Patos, Buriti
Escuro, Riacho da Areia e Coqueiro, região produtora de alimentos, que fica a 3
quilômetros da BR-235/PI (estrada Gilbués/Santa Filomena) e a 26 quilômetros da cidade
de Santa Filomena.
A ponte da Ponta da Serra tem 24 metros de comprimento, até 5,8 metros de altura e 3,5 metros de largura |
A
mão-de-obra da tão sonhada ponte, sob responsabilidade do senhor Celso dos Santos Alves, o “Guerrinha”,
foi paga faz uns 4 (quatro) anos pelo engenheiro agrônomo Osnni Avelino Vianna,
que lhe vendeu uma caminhonete Toyota Bandeirante, pelo valor de R$ 15 mil,
ficando R$ 6 mil e 500 reais para serem pagos com o serviço da ponte da Ponta
da Serra.
“Tudo começou faz uns cinco anos, quando em tinha uma loja de material de construção em Alto Parnaíba. Um dia chegaram lá Juarês e seu Ita, me pedindo uma colaboração para fazer essa ponte; me explicaram que havia sido prometida por um candidato a prefeito, que ganhou a eleição, mas que já tinham se passado quatro anos e nada da ponte, e que por causa disso eles tiveram a idéia de pedir patrocínios. Eu lhes disse que voltassem no dia seguinte para a gente conversar sobre o assunto”, conta Osnni Avelino.
“Tudo começou faz uns cinco anos, quando em tinha uma loja de material de construção em Alto Parnaíba. Um dia chegaram lá Juarês e seu Ita, me pedindo uma colaboração para fazer essa ponte; me explicaram que havia sido prometida por um candidato a prefeito, que ganhou a eleição, mas que já tinham se passado quatro anos e nada da ponte, e que por causa disso eles tiveram a idéia de pedir patrocínios. Eu lhes disse que voltassem no dia seguinte para a gente conversar sobre o assunto”, conta Osnni Avelino.
Cabeceira da ponte na margem esquerda do Rio Taquara, que vai precisar de quase 10 metros de aterro |
E
continua Osnni Avelino Vianna: “No retorno deles, assumi o compromisso de fazer a ponte, sem
imaginar que seria uma obra tão grande e em um lugar de difícil acesso. Então
chamaram o Guerrinha e novamente me procuraram para conversarmos sobre o custo
da mão-de-obra. E ficou acertado que eu pagaria a importância de R$ 6.500,00.
Tive que vender uma Toyota Bandeirante ao Guerrinha, pelo
valor de 15 mil reais, sendo que, dessa quantia, 6 mil e 500 reais ele me
pagaria com a mão-de-obra da ponte”.
Osnni Avelino - que honrou 100% do seu compromisso - conta ainda que logo no início do serviço, há quase 4 anos, ele comprou uma vaca por R$ 1.480 reais para alimentar os trabalhadores, quando a madeira começou a ser retirada na Vazante Grande e transportada em um caminhão que ele tinha ou no Buriti Escuro e carregada em carro-de-boi, distante uns 3 quilômetros.
Osnni Avelino - que honrou 100% do seu compromisso - conta ainda que logo no início do serviço, há quase 4 anos, ele comprou uma vaca por R$ 1.480 reais para alimentar os trabalhadores, quando a madeira começou a ser retirada na Vazante Grande e transportada em um caminhão que ele tinha ou no Buriti Escuro e carregada em carro-de-boi, distante uns 3 quilômetros.
OSNNI: "A idéia dessa ponte começou faz uns cinco anos, quando fui procurado por Juarês e seu Ita" |
A
gestão municipal anterior deu sua contribuição, embora pequena, diante da
importância da obra: o transporte de 47 pranchas (vindas da Vazante Grande,
região das Matas), pois a maioria da madeira foi retirada no Buruti Escuro e
carregada em Carro-de-Boi pelos senhores Marcelo, Juarês e Geraldo; a
administração Esdras Avelino contribuiu ainda com 20 sacos de cimento, pagou 20
diárias no serviço de fundação das estacas de sustentação (R$ 1.000,00) e cedeu
08 (oito) horas da Retroescavadeira da Prefeitura.
É importante registrar que diversas outras pessoas - não temos como citar nomes de todas - vêm ajudando, ao longo da construção, com pequenas contribuições (café, açúcar, arroz, chambaril... ). Entretanto, o pequeno agricultor Juarês Morais não tem mais como arcar com as outras despesas; inclusive, está devendo no açougue, na mercearia e em outros comércios.
É importante registrar que diversas outras pessoas - não temos como citar nomes de todas - vêm ajudando, ao longo da construção, com pequenas contribuições (café, açúcar, arroz, chambaril... ). Entretanto, o pequeno agricultor Juarês Morais não tem mais como arcar com as outras despesas; inclusive, está devendo no açougue, na mercearia e em outros comércios.
FALTA MUITO, AINDA! Esperamos que a gestão Carlos Braga se sensibilize e ajude a esses cidadãos |
Esperamos
que o prefeito Carlos Braga se sensibilize com a causa desses cidadãos e contribua muito mais com essa importante obra. É o mínimo que se pode aguardar. Afinal de contas,
ainda faltam as cabeceiras da ponte e as estradas, que irão possibilitar o escoamento da produção agrícola da área.
SINAL VERDE! E segundo assessores e pessoas mais próximas do prefeito Carlos Braga, como o vereador licenciado e secretário municipal de Educação, professor Tony Santos, o Dr. Carlos acaba de sinalizar que irá oferecer todo o apoio que for necessário, a fim de que o sonho dos moradores da margem esquerda do Médio Rio Taquara se concretize por completo.
SINAL VERDE! E segundo assessores e pessoas mais próximas do prefeito Carlos Braga, como o vereador licenciado e secretário municipal de Educação, professor Tony Santos, o Dr. Carlos acaba de sinalizar que irá oferecer todo o apoio que for necessário, a fim de que o sonho dos moradores da margem esquerda do Médio Rio Taquara se concretize por completo.
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