quinta-feira, 9 de maio de 2013

Asfalto já chegou à Serra das Guaribas, no cerrado de Santa Filomena

Imagem: José Bonifácio/GP1Asfalto da BR-235/PI (trecho Gilbués/Santa Filomena) chegando à Serra das Guaribas(Imagem:José Bonifácio/GP1)Asfalto da BR-235/PI (trecho Gilbués/Santa Filomena) chegando à Serra das Guaribas, no cerrado de Santa Filomena

Há décadas se iniciavam os estudos e tratativas para a pavimentação da BR-235/PI (antiga PI-254), trecho entre a BR-135 (Gilbués/Monte Alegre) e Santa Filomena, na divisa do Piauí com o Maranhão. Mas está saindo de cena a velha estrada de chão e entrando o asfalto de uma rodovia padrão BR, com 7 metros de pista e 2,5 metros de acostamento de cada lado.

Cerca de 14 meses depois do início da obra, 60 dos 130,2 quilômetros de extensão já estão pavimentados. Ou seja, quem viaja hoje de Gilbués a Santa Filomena já trafega por estrada asfaltada até o lugar denominado Passaginha, situado no pé da temível ladeira das Novas.


Imagem: José Bonifácio/GP1Em ritmo acelerado, máquinas da Construtora Sucesso(Imagem:José Bonifácio/GP1)Em ritmo acelerado, mais máquinas da Construtora Sucesso chegam para trabalhar na conclusão da rodovia BR-235/PI

Como os serviços de rebaixamento da subida estão temporariamente parados, as máquinas da Construtora Sucesso seguem em ritmo acelerado rumo ao Povoado Matas. Assim, o asfalto chegou à Serra das Guaribas, na altura da Fazenda Jatobá, que até pouco tempo era um ponto bastante escorregadio, inclusive apelidado pelos caminhoneiros de “sabonete”.

A terraplenagem alcançou a ladeira da Cambaúba, ou “ladeira falsa”, como é denominada pelos nativos. Isso significa dizer que a tão sonhada estrada Gilbués/Santa Filomena se encontra a 9 quilômetros do Povoado Matas e a mais ou menos 50 km de Santa Filomena.

Imagem: José Bonifácio/GP1Terraplenagem da estrada Gilbués/Santa Filomena, à altura do (Imagem:José Bonifácio/GP1)Terraplenagem da estrada Gilbués/Santa Filomena, na altura do quilômetro 80, próximo à Cambaúba e a 9 km das Matas
Imagem: José Bonifácio/GP1Máquinas operando no corte/rebaixamento da ladeira da Cambaúba, distante 50 km da cidade de Santa Filomena(Imagem:José Bonifácio/GP1)Máquinas operando no corte/rebaixamento da ladeira da Cambaúba, distante quase 50 quilômetros de Santa Filomena
 
A rodovia Gilbués/Santa Filomena será um dos mais importantes canais de escoamento da safra do Piauí, haja vista que somente o município de Santa Filomena tem o elevado potencial de produzir até 1 milhão de toneladas de grãos, quase metade do que atualmente é colhido.

Orçada inicialmente em R$ 103,275 milhões, o trecho da estrada Gilbués/Santa Filomena poderá, com os reajustes anuais previstos, ultrapassar a casa dos R$ 120 milhões.

DE LESTE A OESTE - A BR-235 é uma rodovia transversal brasileira que liga Aracaju, em Sergipe, ao Campo de Provas Brigadeiro Velloso, em Novo Progresso, no Pará. Ao longo do seu percurso, atravessa os estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Tocantins, além do extremo sul do Pará, passando nas regiões do Carajás e do Tapajós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário